Inicio Hardware Arquitetura AMD Radeon Navi 12 chega já no próximo ano

Arquitetura AMD Radeon Navi 12 chega já no próximo ano

Temos finalmente algumas informações acerca das placas gráficas AMD Navi! Aparentemente, a empresa já finalizou o design da arquitetura, com o primeiro GPU a ter o nome de código Navi 12, contando com 40 CUs (Unidades de Computação).

Pois bem, se o rácio de processadores stream em cada CU é o mesmo das anteriores gerações… Então estamos a falar de 64 * 40, ou seja, 2560 processadores stream!

Uma grande actualização em relação à antiga arquitetura Polaris 30! Visto que esta Navi 12, deverá estar apontada para a gama média, substituindo a arquitetura Polaris, chegando assim ao mercado, na forma das AMD Radeon RX 600.

Navi 12

No fundo, o nome de código Navi 12, parece um pouco estranho… Normalmente, o nome deveria ser Navi 10, visto ser a primeira iteração da arquitetura, tal e qual como aconteceu com as arquiteturas Vega 10, ou Polaris 10, 20 e 30.

Quanto à data de lançamento… No passado, vários especialistas, rumores e leaks, mencionavam que uma placa gráfica topo de gama AMD antes do ano de 2020, seria muito difícil. Aliás, aparentemente, a arquitetura Navi foi desenhada a pensar nas consolas de nova geração, e não nos computadores Gaming Desktop.

Então… Será esta Navi 12 a GPU usada na PS5 e Xbox Scarlet?

Navi 12

Nop! Esta arquitetura Navi 12 é uma derivação da arquitetura principal, pensada exclusivamente para o mercado de PCs.

Além disto, parece que esta Navi, irá ser uma micro-arquitetura completamente nova! Ou seja, a primeira arquitetura AMD uArch a não ser baseada na GCN, servindo depois de base para o futuro, como uma suposta Navi 20, Navi 30, etc.

Pois bem, também já sabemos que o GPU Navi 12 irá contar com 40 CUs, contudo, não sabemos se cada CU irá ter o mesmo número de processadores Stream que é tradicional nas arquiteturas GCN. Se for esse o caso, o número de processadores deverá passar pelos 2560.

Dito tudo isto, o mais interessante é mesmo a meta de lançamento e o preço!

Curiosamente, a AMD está a planear lançar a sua primeira placa gráfica Navi na primeira metade do próximo ano. Em paralelo, também deverá ser bem mais barata do que a anterior geração de placas, composta pela RX Vega 56 e RX Vega 64.

Contudo, a versão topo de gama, com o GPU Navi 20, apenas chegará em 2020.


Placas gráficas Radeon – Outras informações acerca do planeamento da AMD:

  • A arquitetura Vega de 7nm não irá estar disponível para gamers.
  • O GPU Navi 12 irá ser o primeiro da família Navi a chegar ao mercado, na primeira metade de 2019.(Performance equivalente à Vega, mas mais baratas e mais eficientes)
  • O GPU Navi 10 foi cancelado, ou adiado para a segunda metade de 2019, ou início de 2020.
  • O GPU Navi 20 irá o verdadeiro chip topo de gama! Fabricado com o processo de 7nm, chegando ao mercado entre 2020 e 2021.
  • Primeira vez que a AMD irá abandonar as arquiteturas GCN.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Promoções Samsung! – Galaxy S20, S20+, S20 Ultra e S20 FE

Promoções Samsung! O ano de 2020 tem sido atípico, no entanto, isto não significa que não posso meter as mãos num smartphone topo de...

Os smartphones 5G gastam mais bateria mesmo que apenas utilize o 4G?

5G gasta mais bateria? Esta é uma das grandes dúvidas dos consumidores, devido a todas as notícias que têm sido lançadas nos últimos meses...

(Especial) O carregamento rápido não é ‘de borla’! Sabe porquê?

Hoje em dia, é quase impossível comprar um smartphone sem suporte a uma qualquer tecnologia de carregamento rápido. Aliás, verdade seja dita, agora que as...

SigridWave: uma revolução na comunicação entre jogadores

A Acer aproveitou o dia de hoje para apresentar ao mundo muitas novidades. Isto, num evento online que em Portugal começou as 14 horas....

Galaxy S21 / S30 – Samsung vai apostar no ‘Blade Bezel’

Segundo as mais recentes informações, a Samsung está a planear revelar a sua nova gama de aparelhos Galaxy S ainda este ano, ou logo...