Arquitetura AMD Radeon Navi 12 chega já no próximo ano

Temos finalmente algumas informações acerca das placas gráficas AMD Navi! Aparentemente, a empresa já finalizou o design da arquitetura, com o primeiro GPU a ter o nome de código Navi 12, contando com 40 CUs (Unidades de Computação).

Pois bem, se o rácio de processadores stream em cada CU é o mesmo das anteriores gerações… Então estamos a falar de 64 * 40, ou seja, 2560 processadores stream!

Uma grande actualização em relação à antiga arquitetura Polaris 30! Visto que esta Navi 12, deverá estar apontada para a gama média, substituindo a arquitetura Polaris, chegando assim ao mercado, na forma das AMD Radeon RX 600.

AMD Navi 12

No fundo, o nome de código Navi 12, parece um pouco estranho… Normalmente, o nome deveria ser Navi 10, visto ser a primeira iteração da arquitetura, tal e qual como aconteceu com as arquiteturas Vega 10, ou Polaris 10, 20 e 30.

Quanto à data de lançamento… No passado, vários especialistas, rumores e leaks, mencionavam que uma placa gráfica topo de gama AMD antes do ano de 2020, seria muito difícil. Aliás, aparentemente, a arquitetura Navi foi desenhada a pensar nas consolas de nova geração, e não nos computadores Gaming Desktop.

Então… Será esta Navi 12 a GPU usada na PS5 e Xbox Scarlet?

AMD Navi 12

Nop! Esta arquitetura Navi 12 é uma derivação da arquitetura principal, pensada exclusivamente para o mercado de PCs.

Além disto, parece que esta Navi, irá ser uma micro-arquitetura completamente nova! Ou seja, a primeira arquitetura AMD uArch a não ser baseada na GCN, servindo depois de base para o futuro, como uma suposta Navi 20, Navi 30, etc.

Pois bem, também já sabemos que o GPU Navi 12 irá contar com 40 CUs, contudo, não sabemos se cada CU irá ter o mesmo número de processadores Stream que é tradicional nas arquiteturas GCN. Se for esse o caso, o número de processadores deverá passar pelos 2560.

Dito tudo isto, o mais interessante é mesmo a meta de lançamento e o preço!

Curiosamente, a AMD está a planear lançar a sua primeira placa gráfica Navi na primeira metade do próximo ano. Em paralelo, também deverá ser bem mais barata do que a anterior geração de placas, composta pela RX Vega 56 e RX Vega 64.

Contudo, a versão topo de gama, com o GPU Navi 20, apenas chegará em 2020.


Placas gráficas Radeon – Outras informações acerca do planeamento da AMD:

  • A arquitetura Vega de 7nm não irá estar disponível para gamers.
  • O GPU Navi 12 irá ser o primeiro da família Navi a chegar ao mercado, na primeira metade de 2019.(Performance equivalente à Vega, mas mais baratas e mais eficientes)
  • O GPU Navi 10 foi cancelado, ou adiado para a segunda metade de 2019, ou início de 2020.
  • O GPU Navi 20 irá o verdadeiro chip topo de gama! Fabricado com o processo de 7nm, chegando ao mercado entre 2020 e 2021.
  • Primeira vez que a AMD irá abandonar as arquiteturas GCN.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados