AMD Radeon lançou a tecnologia ‘Enhanced Sync’!

A AMD desenvolveu uma solução para os problemas de baixas latências associados ao V-Sync, isto na sua última actualização das drivers Radeon com a inclusão do ‘Enhanced Sync’!

Em suma, o AMD Radeon ‘Enhanced Sync’ desliga o V-Sync quando os FPS atingem um valor abaixo da taxa mínima de actualização do seu monitor. Desta maneira, eliminando os potênciais soluços e lag da imagem.

Normalmente, quando falamos de jogos, falamos de frames por segundo, ou vulgarmente por FPS… Quanto maior for este valor, melhor!

No entanto, quando este valor excede a taxa de actualização do monitor. É bastante provável que comecemos a ver artefactos no ecrã. Isto na forma de ‘Screen Tearing’, ou seja, quando temos partes de frames diferentes apresentadas ao mesmo tempo no ecrã.

AMD Enhanced Sync
Exemplo de sincronização adaptativa

Similarmente, quando os FPS tendem para um valor abaixo da taxa de actualização do monitor, também iremos ter problemas, com lag e soluços.

Para combater estes problemas foi criado o ‘Vertical Syncing’, conhecido como V-Sync!

O que o V-Sync faz é sincronizar os frames do jogo com a taxa de actualização do monitor. O que cria uma experiência bastante mais fluida graficamente! Esta sincronização é feita ao meter a placa gráfica em ‘pausa’, se esta acabar de desenhar uma frame, isto enquanto o monitor ainda está em fase de actualização.

Infelizmente, esta técnica tem as suas desvantagens, como soluços nos jogos quando os FPS caiem. Por isso, foram criadas tecnologias mais avançadas, tais como o FreeSync da AMD e o G-Sync da NVIDIA, apesar de estas soluções precisarem de hardware específico.


  • A guerra dos monitores – Nvidia G-Sync vs AMD FreeSync – Clique Aqui.

Mais recentemente, a AMD tem mencionado uma solução adicional assente em software, que a empresa acredita que irá melhorar imenso aquilo que o V-Sync já oferece.

O Enhanced Sync permite que os jogos corram sem qualquer limite de FPS, conseguindo ao mesmo tempo oferecer uma jogabilidade fluída! Em suma, a ideia da AMD não é substituir o V-Sync, mas sim trabalhar com ele!

  • “O Enhanced Sync desliga o V-Sync quando os FPS caiem para um valor abaixo da taxa de actualização do monitor. Assim diminuindo potenciais soluços no ecrã.”

Em suma, esta tecnologia foca-se na latência em situações com poucos frames, para possibilitar uma experiência de jogo 100% fluída!

Se quiser saber como ligar esta funcionalidade, veja este vídeo:

Via