Depois de muitos anos à deriva, a realidade é que a AMD sabe o que anda a fazer no mundo dos computadores, especialmente quando chega a altura de combinar o CPU e um GPU num único produto, o que por sua vez dá origem aos muitos famosos APUs.
Ou seja, processadores com um iGPU capaz de oferecer níveis de processamento gráfico significativamente mais altos face ao que é normal no mercado.
Porém, apesar do sucesso da AMD neste mundo, a realidade é que vamos ter aqui uma aposta um bocado estranha, com a gigante dos processadores e placas gráficas a optar pelo uso da mesma exata arquitetura gráfica até pelo menos 2027.
AMD quer ficar “agarrada” à mesma tecnologia até 2027!
Portanto, rumores muito recentes sugerem que a AMD optou pela utilização de gráficos integrados RDNA 3.5 (RDNA 3+) em APUs até, pelo menos, 2027. Como deve saber, os primeiros produtos RNDA 3.5 ainda não foram lançados, algo que deve acontecer ainda durante este ano de 2024.
Ainda assim, até 2027… É mesmo muito tempo!
Entretanto, todos os novos APUs baseados na arquitetura Zen5 (Strix Point, Strix Halo e Kraken Point) vão contar com iGPUs RDNA 3.5. O Fire Range deve ser a exceção, uma vez que se espera que seja baseado na tecnologia que dá vida aos atuais Granite Ridge e use uma arquitetura RDNA 2. Todos os APUs baseados no Zen5 devem ser lançadas entre 2024 e 2025.
Para além do RDNA 3.5, circulam rumores sobre o RDNA 4 e o RDNA 5. Naquilo que é uma AMD já focada na arquitetura que pode e deve dar vida à nova geração de consolas, especialmente à PlayStation 6 (RDNA 5). (A Xbox de nova geração pode vir a chegar ao mercado com hardware diferente!)
Dito isto, a arquitetura RDNA 4 chega até ao final deste ano, ou até ao fim do primeiro trimestre de 2025. Com uma estreia marcada para a chegada das primeiras placas da série Radeon RX 8000, destinadas aos mercados de gama média e alta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!