Inicio Android AMD quer conquistar o mercado de smartphones com a Samsung!

AMD quer conquistar o mercado de smartphones com a Samsung!

No passado mês de Junho, a Samsung e AMD anunciaram uma parceria estratégica com o grande objetivo de levar a arquitetura gráfica RDNA aos aparelhos móveis! Nomeadamente aos smartphones Galaxy da Gigante Sul Coreana.

Os GPUs baseados na arquitetura AMD RDNA irão dar origem a portáteis poderosos mas super eficientes, uma nova geração gráfica no mundo dos smartphones, bem como novos supercomputadores.



Mas será que a AMD consegue ir de encontro às necessidades da Samsung?

a samsung!

Portanto, tendo em conta que o foco da AMD sempre foi o mercado de computadores. O que é que a nova arquitetura tem a oferecer para uma fabricante focada no mundo dos dispositivos móveis como a Samsung? Especialmente quando a ARM sempre foi imensamente focada na performance/eficiência, ao contrário da AMD.

Pois bem, apesar de ainda não fazemos ideia do potencial aumento de performance neste mercado. Existem várias otimizações na arquitetura RDNA que poderão fazer todo o sentido no mundo ‘mobile’.

Primeiramente, temos a introdução da cache L1 partilhada por duas unidades de computação. (O que irá reduzir significativamente o gasto de energia.) Além disso, também temos a cache L2 que poderá ser configurada consoante os alvos de performance e energia.

Em suma, a eficiência energética é um dos grandes focos da AMD com a arquitetura RDNA

a samsung!

Além de tudo isto, a AMD Radeon é muito forte em workloads. Especialmente quando temos em conta que o antecessor da RDNA (GCN) era uma autêntica ‘besta’ na aprendizagem máquina. Ou seja, existe muito potencial para um bom ganho de performance em IA. (E como deve saber, a Inteligência Artificial está um pouco por todo o lado, no mercado de smartphones)

A arquitetura RDNA foi desenhada para ser flexível

Para escalonar a performance desde a gama mais baixa, até à gama mais alta. GPUs diferentes podem aumentar o número de ‘Shader Arrays’, bem como mudar o equilíbrio de recursos entre arrays. Portanto, tendo em conta a plataforma em questão, é possível mudar o número de unidades de computação, tamanho das caches e muito mais.

O que irá oferecer mais flexibilidade em relação aos atuais GPUs Mali.

A Samsung vai apresentar o primeiro GPU AMD em 2021

De acordo com o último relatório de contas da Samsung… Ainda faltam 2 anos até que possamos ver o primeiro GPU baseado na RDNA. Ou seja, deverá ser em 2021, que vamos ver os resultados práticos desta curiosa parceria.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

DualSense da PlayStation 5 funciona no Android e PCs

Os PCs e dispositivos Android garantem um bom suporte para diversos periféricos. Da lista fazem parte os comandos da Xbox e Stadia. No caso...

Play Store: instale já nos smartphones da Huawei com o Googlefier!

Não é surpresa que os dispositivos da Huawei e Honor lançados no ano passado não incluem os Google Mobile Services. É exemplo disso, o...

Os novos iPhone 12 usam um modem 5G ‘velhote’

Quando uma grande fabricante de smartphones como a Apple faz um lançamento, os consumidores estão obviamente à espera de encontrar os componentes mais modernos...

Confirmado – Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso!

Confirmado - Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso importante! - A Tesla criou grande parte da sua fama atual devido à performance...

Joga Fortnite no PC? O jogo ficou 60GB mais pequeno!

Durante os últimos tempos, temos assistido a uma serie de problemas relacionados com o tamanho dos jogos. Quer sejam na PS4 e Xbox One,...