Inicio Hardware Windows: Sistemas AMD recebem proteção contra o Spectre

Windows: Sistemas AMD recebem proteção contra o Spectre

As últimas correções do Windows 10, lançadas como parte do Patch Tuesday de ontem, garantem a proteção contra os ataques da variante Spectre 2 em sistemas com processadores AMD.

No início deste ano, os ataques que exploram a execução especulativa do processador foram publicados com os nomes Meltdown e Spectre, provocando uma reação das empresas de hardware e software.

É verdade que os chips AMD são imunes ao Meltdown, mas apresentam alguma vulnerabilidade às duas variantes do Spectre. A variante 1 do Spectre requer correções no nível da aplicação; já a variante 2 requer alterações no nível do sistema operativo.

Tanto a Intel como a AMD lançaram atualizações de microcódigo para alterar o comportamento do seu processador para fornecer aos sistemas operativos o controlo necessário que garante a proteção contra a variante 2. A Microsoft tem estado a implementar o microcódigo da Intel, juntamente com as alterações necessárias para utilizar as novas funcionalidades do microcódigo há já várias semanas. Com o patch de ontem, as mesmas proteções estão agora ativas nas máquinas AMD.

Atualmente, este patch está apenas disponível para o Windows 10, sendo que uma correção equivalente para o Windows Server 2016 ainda está em fase de validação e testes.

Leia também:

AMD RYZEN 5 2600 – O SUCESSOR DO REI DA QUALIDADE/PREÇO !

REVIEW OFICIAL DO AMD RYZEN 7 2700X JÁ ESTÁ NA INTERNET!

Importa salientar que as alterações ao nível do sistema operativo só entram em vigor quando um microcódigo adequado é instalado. A AMD publicou atualizações de microcódigo para os processadores lançados desde 2011, quando a arquitetura Bulldozer entrou em vigor. Atualmente, a única forma de instalar o microcódigo é utilizar um firmware de sistema que inclua as atualizações.

A Microsoft tem a capacidade de distribuir e instalar atualizações de microcódigo através do Windows Update, sendo que o começou a fazer para os chips da Intel no mês passado. Atualmente o mesmo não está a acontecer com processadores da AMD.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

La Casa de Papel: Já sabemos qual o destino de “Rio”! Curioso?

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries espanholas mais vistas e adoradas em todo o mundo. E apesar da sua...

WhatsApp vai mudar e recebe cinco grande novidades!

Ninguém dispensa o WhatsApp. De facto, é das aplicações mais utilizadas em todo o mundo, e curiosamente, vejo pessoas de todas as idades a...

Galaxy S20 Fan Edition: leak final revela as informações oficiais!

O Galaxy S20 Fan Edition vai ser apresentado oficialmente num novo evento Galaxy Unpacked que terá lugar a 23 de Setembro. No entanto e...

Xiaomi Mi 10T: leak revela mais informações do caça-gigantes

O Mi 10T tem sido muito falado na Internet. De facto, já vimos renderizações e até supostas listagens de especificações. No entanto, o preço...

WhatsApp Web vai receber uma grande novidade!

Podemos usar o WhatsApp de duas formas. Ou no smartphone, ou através do computador, graças ao WhatsApp Web. Seja como for, o que é...