Ainda temos de esperar mais alguns meses até darmos as boas vindas à arquitetura Zen 4 (5nm), que deverá dar um ar de sua graça, em Agosto, com a chegada dos dos processadores Ryzen 7000. Mas até lá, a AMD não tem ficado encostada à sombra da bananeira, nada disso, sendo exatamente por isso, que agora, em Abril, vamos dar as boas vindas à gama de processadores Ryzen 6000 Pro, pensados para o mundo dos portáteis Pro.
AMD anunciou a nova gama de processadores Ryzen 6000 Pro
Portanto, a AMD anunciou uma extensa nova gama de portáteis, todos eles baseados nos seus novos processadores mobile Ryzen 6000 Pro. CPUs que no máximo das suas capacidades, são capazes de oferecer 8 núcleos e 16 threads, num pacote capaz de chegar aos 4.9GHz.
Assim, temos o modelo topo de gama Ryzen 9 Pro 6950H/HS, que é mais ou menos um clone do Ryzen 9 6900HX/HS. Posteriormente temos as versões Ryzen 7 Pro e Ryzen 5 Pro, um pouco mais baratas, mas menos capazes tecnicamente, bem como três novos processadores Ryzen Pro 5000 U, que em vez de baseados na mais recente arquitetura Zen 3+, apostam na ‘velhinha’ Zen 3.
Entretanto, nos modelos anunciados, a AMD afirma ser capaz de oferecer até um máximo de 26 horas de bateria, como é o exemplo do portátil HP EliteBook 865 G9, equipado com uma bateria de 76 Wh. Curiosamente, a Lenovo parece ser uma fabricante muito próxima da AMD, ao conseguir a exclusividade de algumas versões mais poderosas, e por isso mais desejadas.
Em suma, estamos a falar de processadores pensados para portáteis mais profissionais, onde o desempenho é quase tão importante como a autonomia. É esperado que mais fabricantes adotem alguns destes processadores, mas por enquanto, no lançamento, vamos ver uma grande aposta da HP e Lenovo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que acha dos novos processadores da AMD? Interessantes? Ou está com os olhos já postos no que vem a seguir, com a arquitetura Zen 4 de 5nm? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!