AMD teve um processador que podia ser modificado com um lápis. Sabia?

De vez em quando, lá aparece uma especificidade qualquer interessante, num produto produzido em massa, no mundo da tecnologia. Mas mudar a performance de um processador, com a utilização de um simples lápis? Sim, aconteceu no mundo dos processadores AMD!

Mas como deve imaginar, nada disto foi pensado como uma funcionalidade, sendo pura e simplesmente uma falha no design da equipa de desenvolvimento, que claro está, foi rapidamente descoberta pelos entusiastas.

Estamos a falar do quê? Bem… Do processador AMD K7 Athlon/Duron (Thunderbird), que com o uso de um lápis de carvão, tinha o seu desmultiplicador desbloqueado.

AMD teve um processador que podia ser modificado com um lápis. Sabia?

Portanto, os processadores AMD Athlon para motherboards com slot A, foram os primeiros CPUs da fabricante a chegar ao mercado com multiplicadores bloqueados. Aliás, estes processadores chegaram ao mercado com as brides L1 ‘apagadas’ via laser, de forma a prevenir que os consumidores, ou lojas, andassem a mexer nos CPUs. (Caso não saiba, foram apanhadas várias lojas a revender estes mesmos processadores, com frequências mais altas!)

Entretanto, como já deve ter percebido, rapidamente tivemos entusiastas a perceber que era perfeitamente possível ligar as pontes L1 através de grafite. Ou seja, um simples lápis número 2 era mais do que o suficiente para voltar a desbloquear o desmultiplicador destes processadores, funcionalidade que aparecia de imediato na BIOS do computador em questão.

Curiosamente, isto obrigou a AMD a mudar a forma como produzia os chips na altura, acabando com o sonho do lápis de carvão número 2 capaz de desbloquear alguma performance extra, de borla.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda se lembra destes tempos? Eram outros tempos, em que retirar toda e qualquer gota de performance era essencial. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.