A arquitectura Navi da AMD está a ser criada para a PlayStation 5!

Enquanto que a Microsoft falou um pouco acerca da próxima geração de consolas Xbox… A Sony optou por não faz qualquer menção à Playstation 5! Isto apesar de todos os rumores que têm chegado à Internet.

No entanto, algumas fontes já confirmaram que a Sony Playstation 5 vai usar CPU AMD Ryzen e GPU Radeon Navi! Mas ainda não sabemos que se vai ser uma solução num só chip, ou seja um APU, ou se soluções dedicadas.

A verdade é que ainda não sabemos muito acerca da nova arquitectura AMD Navi. Apenas que vai ser baseada no processo de fabrico de 7nm e que deverá usar memória GDDR6 em vez da mais cara HBM2.

Dito isto, aparentemente a arquitectura Navi não vai simplesmente aparecer na Playstation 5. Foi mesmo criada de raiz para a consola, num acordo feito enquanto Raja Koduri ainda pertencia aos quadros da AMD.

Playstation 5 AMD Navi

Para desenvolver esta nova arquitectura gráfica para a Sony, a AMD sacrificou bastante recursos que deveriam ter sido usados para a actual arquitectura Vega… Dois terços dos recursos totais da AMD Radeon foram usados exclusivamente para a Navi, o que provavelmente explica o porquê das placas gráficas RX Vega não terem impressionado ou causado qualquer impacto no mercado.

Isto quer dizer que, apesar da empresa agora suportar o PC Gaming, este não foi o plano inicial! Pois na altura, a AMD preferia apostar no mercado de consolas em vez do mercado de PCs.

Aliás, além de tudo isto, alguns rumores dizem mesmo que as placas gráficas Navi foram pensadas para serem produtos de ‘média-gama’ e que não irão competir com as placas topo de gama da NVIDIA.

Em suma, se a arquitectura AMD Navi foi desenhada a pensar na nova consola da Sony. Vamos receber uma solução gráfica que acaba por ser um chip de consola com alguns ‘tweaks’ para desktops.

Por isso, se pensava que as novas Navi iam ser tudo aquilo que a Vega não foi… Tirem o cavalinho da chuva!

O que acham de tudo isto? Partilhem connosco a vossa opinião nos comentários em baixo!

Via