AMD não vai ter PCIe 5.0 na sua nova geração de processadores

AMD não vai ter PCIe 5.0? O recente leak de informação da Gigabyte, é basicamente o “gift that keeps on giving”! Afinal de contas, ficámos a saber muita coisinha boa graças aos documentos interno da empresa. Nomeadamente uma informação relativa à plataforma AM5 da AMD que deve chegar ao mercado em 2022.

É que depois de uma grande aposta no PCIe 4.0, e de ter chegado ao mercado com essa tecnologia muito antes da Intel. Parece que a AMD vai ser agora ultrapassada pela rival… A próxima geração de processadores AMD Ryzen baseados na arquitetura Zen 4 não vai ter suporte ao standard PCIe 5.0. Algo bastante interessante, visto que a Intel vai introduzir a tecnologia ainda este ano, quando lançar os novos Intel Core 12000.

No entanto, existe aqui um ‘senão’ muito interessante. Já vamos lá!

AMD não vai ter PCIe 5.0 na sua nova geração de processadores

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, ao que tudo indica, depois de ter sido a primeira a chegar ao mercado com suporte ao PCIe 4.0, e de na verdade ter aproveitado isso ao máximo na parte do marketing, a AMD parece estar agora um pouco mais molengona no suporte ao ‘next-step’.

Afinal de contas, segundo um diagrama da Gigabyte, podemos ver que o socket AM5 conta com um total de 28 linhas de comunicação PCI-Express Gen 4, com 16 delas a serem dedicadas para a placa gráfica, enquanto 4 ficam encarregues do slot M.2 NVMe, outras 4 servem para um controlador USB 4 discreto, enquanto as últimas 4 estão reservadas para o bus do chipset.

No entanto, apesar de não existir qualquer implementação do standard PCIe 5.0, a AMD também vai apostar na memória RAM de nova geração (DDR5), com o socket AM5 a ser desenhado para memória DDR5 Dual-Channel.

Entretanto, quanto a outras diferenças, em boa verdade, parece tudo muito similar ao que podemos ver nas atuais motherboards AM4 de gama alta.

Onde está a água no bico? É muito simples! É que apesar do facto de a Intel ir suportar PCIe 5.0, é esperado que esta conectividade seja exclusiva do slot da placa gráfica. Ou seja, o armazenamento vai continuar limitado a PCie 4.0. Por isso, é muito provável que a AMD tenha optado por não suportar a tecnologia, por ainda não existir grande utilidade no seu suporte.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados