A AMD está obviamente a passar por um excelente momento de forma no mundo dos CPUs e placas gráficas. Afinal de contas, conseguiu encostar a Intel à parece no mundo dos processadores, e até foi capaz de impressionar tudo e todos ao lançar as recentes placas gráfica RX 6000, com uma performance muito competitiva relativamente às NVIDIA RTX 30.
No entanto, como é óbvio, para se manter na crista da onda, a AMD não pode ficar encostada à sombra da bananeira. Ainda assim, se calhar é boa ideia guardar os seus planos com um pouco mais de segurança… Afinal de contas, os planos para os próximos dois anos já estão na Internet.
AMD já está a planear APUs Zen 3+ com suporte a RAM DDR5
Portanto, já temos o ‘roadmap’ para os próximos dois anos, onde podemos ver que existe mesmo uma arquitetura Zen 3+ em desenvolvimento, e que deverá dar vida a vários produtos nos próximos tempos. Onde claro está, temos de incluir CPUs e APUs, ambos com suporte aos novos standards do mercado, como o PCIe 5.0 e memória RAM DDR5.
Dito tudo isto, o roadmap mostra planos para processadores dentro de 4 categorias:
- HP (High Power)
- LP (Low Power)
- ULP (Ultra-Low Power)
- ELP (Extreme Low Power)
Entretanto, na categoria High Power, parece que vamos ter novos APUs realmente interessantes, capazes de conjugar a nova arquitetura Zen 3+ com uma nova arquitetura gráfica, a Navi 2x. Ou seja, a AMD vai finalmente largar a arquitetura Vega nos seus APUs, o que deverá resultar num aumento de performance muito interessante, bem como num aumento de eficiência.
Estes produtos deverão ser baseados no novo processo de 6nm. Porque não 5nm? É simples, porque a grande maioria da produção de 5nm está vendida à Apple.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


