AMD já está a planear APUs Zen 3+ com suporte a RAM DDR5

A AMD está obviamente a passar por um excelente momento de forma no mundo dos CPUs e placas gráficas. Afinal de contas, conseguiu encostar a Intel à parece no mundo dos processadores, e até foi capaz de impressionar tudo e todos ao lançar as recentes placas gráfica RX 6000, com uma performance muito competitiva relativamente às NVIDIA RTX 30.

No entanto, como é óbvio, para se manter na crista da onda, a AMD não pode ficar encostada à sombra da bananeira. Ainda assim, se calhar é boa ideia guardar os seus planos com um pouco mais de segurança… Afinal de contas, os planos para os próximos dois anos já estão na Internet.



AMD já está a planear APUs Zen 3+ com suporte a RAM DDR5

Zen 3+

Portanto, já temos o ‘roadmap’ para os próximos dois anos, onde podemos ver que existe mesmo uma arquitetura Zen 3+ em desenvolvimento, e que deverá dar vida a vários produtos nos próximos tempos. Onde claro está, temos de incluir CPUs e APUs, ambos com suporte aos novos standards do mercado, como o PCIe 5.0 e memória RAM DDR5.

Dito tudo isto, o roadmap mostra planos para processadores dentro de 4 categorias:

  • HP (High Power)
  • LP (Low Power)
  • ULP (Ultra-Low Power)
  • ELP (Extreme Low Power)

Entretanto, na categoria High Power, parece que vamos ter novos APUs realmente interessantes, capazes de conjugar a nova arquitetura Zen 3+ com uma nova arquitetura gráfica, a Navi 2x. Ou seja, a AMD vai finalmente largar a arquitetura Vega nos seus APUs, o que deverá resultar num aumento de performance muito interessante, bem como num aumento de eficiência.

Estes produtos deverão ser baseados no novo processo de 6nm. Porque não 5nm? É simples, porque a grande maioria da produção de 5nm está vendida à Apple.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Apple vai apostar na resolução com o novo MacBook Pro!

Como deve saber, depois do iPhone 13, todos os holofotes estão agora apontados ao redesign do MacBook Pro! Um portátil que além de apostar...

Google acaba de lançar update de emergência para o Chrome!

A Google lançou o Chrome 94.0.4606.61 para Windows, Mac e Linux que consiste num update de emergência para uma falha perigosa que já está...

Steam Deck: Uma consola portátil com Windows 11 e Linux!

A Steam Deck é um dos pedaços de hardware mais interessantes dos últimos tempos, afinal de contas, não estamos a falar de uma simples...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!