Muito tem sido acerca das grandes novidades que a AMD tem para o mundo dos PCs, nomeadamente quando falamos das arquiteturas Zen 3+ e Zen 4, que por sua vez, em alguns produtos, vão contar com a tecnologia 3D V-Cache.
Entretanto, no mundo dos PCs Desktop, o primeiro produto a aproveitar as potencialidades da tecnologia deverá ser o Ryzen 7 5800X3D, uma versão especial de um dos processadores mais vendidos da fabricante nos últimos meses. Com uma data de lançamento aparentemente apontada para o segundo trimestre, muito provavelmente em Abril.
Entretanto, com o lançamento dos Ryzen 7000, no terceiro ou quarto trimestre do ano, por sua vez baseados na arquitetura Zen 4, também vamos ver a implementação da tecnologia.
Mas… O que significa tudo isto? Quais são as reais vantagens para os utilizadores?
AMD explicou, em detalhe, a sua grande novidade
Portanto, durante a conferência Internacional de Circuitos Integrados, a AMD decidiu partilhar alguns detalhes muito interessantes acerca do seu design 3D V-Cache. Onde o mais incrível, parece mesmo ser a maneira como a nova memória comunica com o processador em si.
Afinal de contas, o chip de cache tem um tamanho de 36 mm², e fica logo em cima da cache L3 normal, através de uma interface TSV. Entretanto, para garantir que todos os núcleos são capazes de comunicar com a nova cache em si, existe um barramento em anel partilhado.
Entretanto, a cache 3D da AMD é composta por várias fatias de 8MB, cada um com uma interface de 1024 contatos, ligados a um único núcleo CPU. Isto significa um total de 8192 conexões entre o CCX e a cache 3D. Para ter noção do que isto significa… Estamos a falar de uma largura de banda de 2 TBs por segundo, por camada, em modo full duplex.
Em suma, apesar de não ser bem uma cache L3, a memória 3D V-Cache da AMD consegue atingir os mesmos níveis de velocidade da tradicional memória. Algo incrível, porque apesar de próxima, a nova memória não está integrada no CCX do processador.
Além de tudo isto, a AMD também garante ter conseguido melhorar a eficiência energética, a potencial de frequências mais altas. Isto no Ryzen 7 5800X3D. Ou seja, quando chegar a altura dos Ryzen 7000, baseados na arquitetura Zen 4, e no processo de 5nm da TSMC, podemos esperar melhorias ainda mais significativas nestes campos.
Infelizmente, ainda não sabemos quando é que o novo Ryzen 7 5800X3D chega ao mercado. Mas com os Ryzen 7000 apontados para o terceiro trimestre de 2022… Diria que mais tardar, em Abril, temos o primeiro produto com 3D Cache no mercado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!