Inicio Hardware AMD está tão confiante, que até já fala na arquitetura Zen 3!

AMD está tão confiante, que até já fala na arquitetura Zen 3!

Como deve saber, a AMD vai lançar os primeiros produtos baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm no próximo ano. No entanto, os primeiros processadores a chegar ao mercado desta vaga, irão ser muito focados no mercado empresarial e de servidores, na forma do CPU EPYC Rome.

Pois bem, estes irão ser os primeiros processadores de alta performance de sempre, produzidos com o processo de fabrico de 7nm

Por isso, é normal existir imensas expectativas quanto à performance e eficiência… No entanto, a AMD já começou a olhar para o futuro! Ou como quem diz, para a arquitetura Zen 3.

AMD Zen 3 irá usar o processo de fabrico 7nm+ EUV, com um grande foco na eficiência, e menos na performance

Já não é novidade que a AMD irá ser a primeira a chegar ao mercado com CPUs e GPUs baseados no processo de fabrico de 7nm da TSMC. A começar com a sua Vega 20 ‘Instinct MI60’ e processadores EPYC Rome, ambos para o mercado empresarial. (Servidores, bases de dados e investigação)

Zen 3

Dito isto, apesar dos consumidores estarem atentos a estes lançamentos, o que querem mesmo saber, é como irá melhorar a performance dos novos Ryzen 3000, que supostamente, deverão chegar ao mercado logo a seguir ao CPU EPYC.

Afinal de contas, a arquitetura Zen 2 parece cada vez mais ser um salto qualitativo brutal em termos de performance e eficiência! Um pouco à semelhança daquilo que a AMD apresentou em 2017, com os primeiros Ryzen baseados na arquitetura Zen 1.



Afinal de contas, infelizmente, depois dos primeiros Ryzen, a AMD decidiu fazer uma jogada ‘à Intel’, lançado a arquitetura Zen+… Que apenas optimizou e melhorou um pouco a eficiência. (Devido à passagem para os 12nm, em vez dos 14nm anteriormente utilizados.)

Por isso, é normal que toda a indústria esteja agora em ‘pulgas’ para ver o que a AMD tem guardado nos seus laboratórios.

Mas talvez ainda mais interessante que tudo isto, a empresa já tem todo o planeamento para os próximos anos feito, com o design das arquiteturas Zen 3, Zen 4 e Zen 5 já finalizado, ou muito perto disso.

Zen 3

Tendo tudo isto em conta, muito curiosamente… O CTO da AMD, Mark Papermaster escolheu não falar da próxima arquitetura Zen 2… Mas sim da Zen 3!

Primeiramente, a AMD afirma que a performance e eficiência esperada, são para um produto real. Enquanto que a TSMC usa os seus próprios métodos de teste, para o seu processo de fabrico.

Daí a diferença entre as estimativas de performance e TDP de ambas as empresas! No fundo, o processo e o produto propriamente dito, são duas coisas diferentes… Que não podem ser comparadas de ânimo leve.

Posteriormente, o CTO confirmou que a AMD irá utilizar o mais recente processo de fabrico de 7nm+ EUV. Uma tecnologia extremamente recente da TSMC, para a produção dos seus processadores Zen 3.

O que faz todo o sentido, visto que são produtos esperados apenas no ano de 2020! Dito isto, o CTO afirmou ainda que o novo processo irá trazer um design de chip mais otimizado.

Que irá melhorar significativamente a eficiência energética, ao mesmo tempo que irá trazer alguns ganhos menores de performance.

Basicamente, a arquitetura Zen 3, vai ser uma espécie de Zen 2+!

Contudo, ainda é cedo para fazer previsões de performance, do produto final… Tendo em conta, que por esta altura, a AMD já irá ter muita experiência acumulada com o processo de 7nm! E poderá muito bem fazer umas brincadeiras na produção do produto final. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que vão receber!

A interface da Xiaomi, a MIUI, é sem dúvida uma das melhores. Não só pelo design clean e com alguns elementos inspirados na Apple,...

Galaxy Buds Beyond: são estes os novos auriculares da Samsung?

A Samsung está a preparar-se para um evento Unpacked no início de Janeiro. Aí, a gigante coreana deve apresentar a gama Galaxy S21 mas...

Black Friday Super Sale: Oferta do Windows 10 e Office por um preço louco!

Está preparado para uma das maiores oportunidades desta Black Friday? Então aproveite agora mesmo esta grande novidade integrada na GoDeal24.com Black Friday Super Sale!...

Samsung retoma o update One UI 3.0 beta para o Fold 2!

Outro dia referimos na Leak que a Samsung suspendeu o update One UI 3.0 Beta para o Galaxy Z Fold 2. Isto devido a...

Huawei: finalmente as lentes líquidas estão a caminho do P50!

Não é a primeira vez que falamos de lentes líquidas na Leak associadas à Huawei. De facto, já muito se falou mas ainda nada...