AMD está a ter sucesso nos PCs! Mas nos servidores não. Porquê?

Ver o crescimento da AMD no mundo dos PCs Desktop e portáteis tem sido algo super interessante, com a quota de mercado a fugir das mãos da Intel diretamente para as mãos da sua velha rival.

No entanto, apesar de todo o poder que os processadores AMD Epyc garantem, o crescimento no mundo dos servidores e bancos de dados não tem sido fácil. Mas porquê?

AMD está a ter sucesso nos PCs! Mas nos servidores não. 

AMD Epyc

Portanto, não existem grandes dúvidas que a AMD tem processadores brutais para este mercado, isto na forma dos CPUs EPYC. No entanto, este mundo é bem mais lento que o mercado tradicional de PCs. Um distribuidor pode demorar muitos meses ou até anos, até conseguir desenvolver uma infra-estrutura capaz de receber de braços abertos uma nova plataforma como é esta da AMD.

Além disto, apesar de todas as vantagens que a AMD oferece em 2020, a verdade é que a única maneira de meter uma infra-estrutura Epyc a ‘bombar’, é remover todo o hardware Intel já instalado. Hardware que muito provavelmente custou bom dinheiro, e não é assim tão velho quanto isso.

Claro que grandes empresas como o Facebook, Google, Twitter, etc… Estão super entusiasmadas com o facto de conseguirem ter uma máquina dual-EPYC (128 núcleos e 256 threads) que até poderá conseguir substituir vários servidores Xeon antigos, utilizando uma fracção dos Watts necessários para a alimentar. O problema é que este mundo é muito diferente do mercado de consumo, em que faz uma encomenda hoje, e amanhã tem todos os componentes à espera. Isto sem sequer falar nos preços… Caso não saiba, uma motherboard para dois processadores Epyc poderá custar qualquer coisa como 15 mil euros.

Em suma, a adoção vai ser lenta e gradual… Mas já se começa a notar! (Veja o gráfico em baixo)


AMD está a ter sucesso nos PCs! Mas nos servidores não. Porquê? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Edge: não perca tempo e trate de atualizar já!

Se está a utilizar o Microsoft Edge então não perca mais tempo e trate de atualizar agora mesmo. Assim que o fizer vai passar...

YouTube para Android: nova versão deixa utilizadores a ferver!

A Google costuma acertar no que diz respeito a melhorias nas aplicações. No entanto, por vezes, no melhor pano cai a nódoa. É exatamente...

Galaxy Tab A8 2021: o novo tablet foi totalmente revelado!

O mercado dos tablets andava moribundo. No entanto, dois fabricantes escaparam a isto. A Apple e a Samsung. Agora as coisas estão a melhorar,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!