Naquilo que já não é grande novidade para ninguém, a AMD confirmou o lançamento de pelo menos três novos processadores Ryzen 7000 (Raphael), por sua vez baseados na arquitetura Zen 4 de 5nm, já em 2022.
Entretanto, também confirmou a chegada de outros processadores, pensados para o mundo mobile, os Dragon Range e os Phoenix.
AMD confirmou os novos Ryzen 7000 para 2022
Portanto, na sua mais recente reunião de investidores, onde foram anunciados os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano, a AMD aproveitou para falar um pouco sobre aquilo que se segue, mais concretamente, da arquitetura Zen 4, baseada no processo de 5nm da TSMC
Mas vamos falar primeiramente daquilo que mais interessa, os primeiros processadores Ryzen 7000 para desktop!
Ao fim ao cabo, até ao final do ano, vamos ver pelo menos o lançamento de três processadores, muito provavelmente sucessores aos atuais Ryzen 9 5950X, Ryzen 9 5900X e claro, Ryzen 7 5800X.
São processadores que vão trazer suporte aos novos padrões DDR5 e PCIe 5.0, e por isso mesmo, precisam de uma motherboard completamente nova. baseada no socket LGA1718 (AM5).
Funcionalidades esperadas:
- Novos núcleos Zen 4
- 5nm com IOD de 6nm
- Suporte à plataforma AM5
- RAM DDR5 Dual-Channel
- 28 linhas PCIe exclusivas do CPU
- 65~120W de TDP
AMD Dragon Range e Phoenix! A resposta ao que a Intel anda a fazer no mercado mobile!
Além dos muito esperados processadores Ryzen 7000 para PCs Desktop, a AMD também está a preparar processadores mobile extremamente interessantes! Na forma dos Dragon Range para máquinas super poderosas (Gaming e Trabalho), e ainda os Phoenix, para máquinas mais focadas na portabilidade.
Dito isto, os novos processadores Dragon Range vão também contar com suporte a memória RAM DDR5, bem como o padrão PCIe 5.0, com o TDP a andar à volta dos 55W. O mesmo acontece com os Phoenix, com as diferenças de que a RAM passa para LPDDR5, e o TDP fica capado nos 35~45W.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Impressionado com aquilo que a AMD está a desenvolver? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!