AMD anunciou oficialmente o lançamento do Ryzen 7 5800X3D

Já andamos a ouvir falar do Ryzen 7 5800X3D, um processador que promete trazer para cima da mesa uma tecnologia inovadora, na forma da memória Cache 3D, o que por sua vez, vai resultar numa recuperação do trono da performance, neste momento, no lado da Intel com o i9-12900K.

Pois bem, o processador é agora oficial, já tem preço, e claro, data de chegada às prateleiras.

AMD anunciou oficialmente o lançamento do Ryzen 7 5800X3D

Portanto, o Ryzen 5800X3D, é na verdade um Ryzen 7 5800X com esteroides em cima. Afinal de contas, mantemos os mesmos 8 núcleos e 16 threads, baseadas na arquitetura Zen 3 de 7nm, mas em cima, temos a tal novidade que tanto deu que falar… A memória cache 3D vertical. A primeira vez que este tipo de tecnologia dá um ar de sua graça no mundo dos componentes para consumidores tradicionais.

Estamos assim a falar de 64MB de memória SRAM super rápida, logo em cima da die, ou seja, dos chiplets (CCD com 8 núcleos), que por si só, já contam com 32MB de cache L3. Este novo tipo de memória cache 3D está interconectada através de um um ring-bus e ainda de um IFOP (Infinity Fabric). O resultado são uns incríveis 96MB de cache L3, onde todos os núcleos têm acesso igual.

Em termos de performance, isto significa um aumento de 15% no mundo dos jogos, bem como noutras tarefas mais especializadas. Segundo a AMD, os ganhos podem chegar aos 20%, consoante o caso de teste.

Contudo, de forma bastante curiosa, o Ryzen 7 5800X3D chega ao mercado com frequências um pouco mais baixas, relativamente ao Ryzen 7 5800X original. Ou seja, 3.4GHz de frequência base (no 5800X são 3.8GHz) e 4.5GHz de frequência boost (no 5800X são 4.7GHz). Aparentemente, esta queda serve para continuar a cumprir o TDP de 105W, no entanto, parece que em termos de OC, ainda não é fácil levar este tipo de ‘pacote’ a frequências muito mais altas, daí, a AMD ter decidido bloquear a prática, neste novo CPU.

Em termos de preço, a AMD vai lançar o Ryzen 7 5800X3D a 449$. As primeiras unidades devem chegar já no dia 20 de Abril. (Não traz cooler na caixa).

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.