Alpine A290: Um “Hot Hatch” 100% elétrico. Será possível?

Depois do Renault 5 que promete revolucionar o mundo elétrico com aquilo que é um automóvel elétrico a sério, ao mesmo tempo que é bonito e extremamente equipado, a um preço um pouco mais justo face ao que é normal. Eis que aparece agora uma versão um pouco mais poderoso, e muito mais excitante, para aqueles velhos entusiastas que continuam a adorar brincar no asfalto.

A ideia da Renault, neste caso mais específicio… Da Alpine, é oferecer um elétrico desportivo, ao mesmo tempo que respeita os os três pilares da marca:

  • Desempenho
  • Agilidade
  • Leveza

Assim, o A290 acaba por ser um novo ponto de entrada no mundo Alpine e inaugura a Dream Garage 100% elétrica da Alpine. Além deste, vamos ainda dar as boas vindas a um GT C-Crossover e ao novo A110.

Alpine A290: Um “Hot Hatch” 100% elétrico. Será possível?

Pontos-Chave:

  • 0 aos 100km/h em 6.4s
  • Até 220cv de Potência
  • 300Nm de Binário
  • 1479kg
  • 5 Portas / 5 Lugares – 3,99m // Bagageira de 326 litros
  • Raio de viragem de 10,20 metros
  • Pneus feitos à medida para máxima eficiência

Portanto, o A290 quer ser um desportivo urbano, com o ADN da Alpine. Ou seja, é um automóvel compacto, ágil e capaz de se adaptar a qualquer situação, ao mesmo tempo que oferece elevados níveis de desempenho.

É uma espécie de “Renault Sport” agora numa embalagam com mais classe, mais categoria, e claro, por isso mesmo, com mais atenção ao detalhe. Sendo exatamente por isso que o A290 oferece a atitude de um hot hatch musculado pronto a entrar em ação, isto com as suas dimensões muito compactas de: comprimento 3.990 mm, largura 1.820 mm, altura 1.520 mm, distância entre eixos 2.530 mm.

Vale ainda a pena salientar que em todas as fases do processo de conceção da carroçaria, o fator aerodinâmico foi tido em conta, algo particularmente importante para maximizar a autonomia elétrica.

  • “O A290 é uma variante ultracompacta do A110, ao mais puro estilo dos pequenos carros desportivos ou hot hatches. Um pequeno Alpine com um caráter que, logo à primeira vista, exprime o seu potencial de prazer de condução, para agradar tanto aos fãs do estilo, como aos entusiastas do desempenho.”

Performance

Consoante a versão, o motor do Alpine A290 tem dois níveis de potência: 180 cv na versão base e GT Premium, e 220 cv no GT Performance e no GTS.

Em ambos os casos, a resposta do acelerador está calibrada para fazer do A290 um verdadeiro desportivo, fácil de controlar, apesar dos elevados níveis de potência e binário do seu motor elétrico.

Entretanto, o binário instantâneo muito importante de um motor elétrico (300 Nm neste caso) deve ser controlado para otimizar a tração. É por isso que os engenheiros de desenvolvimento do A290 conceberam um sofisticado sistema de gestão do binário a montante. Denominado de Alpine Torque Technology. Uma tecnologia que permite ajustar com precisão o fornecimento de um binário otimizado, para além da ação dos travões para maximizar a tração.

O desempenho de alto nível do A290 foi concebido para ser facilmente repetido, sem perda de potência, isto mesmo quando a capacidade da bateria diminui. As versões de topo aceleram dos 0 aos 100 km/h em 6.4 segundos, colocando-o no topo da sua categoria.

Temos botão “overtake”!

Tal e qual como em várias séries de desporto motorizado, existe uma função de ultrapassagem neste Alpine A290. Mais concretamente, é uma funcionalidade controlada a partir do volante, por um botão vermelho (denominado OV), que por sua vez fornece binário e potência máximos, enquanto for premido (até 10 segundos).

Porém, é necessário um tempo de recarga de 30 segundos, antes desta função poder ser totalmente utilizada novamente. No entanto, após 15 segundos, é possível ativar o boost durante 5 segundos.

É curioso, porque esta função foi retirada diretamente do universo dos desportos motorizados e do mundo dos jogos.

Além disto, o A290 tem uma função de launch control que proporciona a melhor aceleração possível a partir de um arranque parado, sendo acionada através de um procedimento muito simples. A aceleração que resulta daí é acompanhada por uma espetacular animação, no painel de instrumentos.

Tecnologia

Se há coisa que a Renault tem vindo a faze bem, é a implementação de ADAS (ajudas à condução) e também de plataformas mais focadas na conectividade como é o Sistema baseado no Google Automotive. Também existe suporte a Android Auto e Apple CarPlay de série.

É por isso que temos um ecrã de instrumentos de 10,25 polegadas, localizado atrás do volante e ainda um ecrã central de infotainment, de 10,1 polegadas, orientado para o condutor.

Além de tudo isto, temos ainda o “Coaching” e o “Challenges”, o primeiro para se familiarizar com o automóvel e conseguir tirar todo o “sumo” que este é capaz de oferecer, seja em termos de performance ou eficiência. Enquanto o segundo se baseia em desafios baseados em agilidade, força e resistência. Curiosamente, estes desafios também têm uma vertente lúdica, para o ensinar a conduzir melhor ao volante de um elétrico mais vivo e dinâmico.

Conclusão – Versões e Preço

A gama Alpine A290 inclui duas versões, GT e GTS, e quatro ofertas no total.

Ou seja, a versão GT base tem como base um motor de 180 cv e, tal como os modelos de topo da gama, inclui uma bateria de 52 kWh, um carregador de bordo de 11 kW, um carregador de corrente contínua de 100 kW e uma bomba de calor.

Uma gama reforçada por dois modelos complementares. O GT Premium e o GT Performance.

O A290 GT Premium privilegia o conforto e o requinte, com o seu tejadilho preto contrastante, vidros traseiros escurecidos e pinças de travão em azul Alpine. O A290 GT Performance é ainda mais desportivo. Tem o motor mais potente (220 cv)! Bem como pneus especiais Michelin Pilot Sport 5, pinças de travão vermelhas, monogramas pretos, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e Alpine Telemetrics. A versão topo de gama, GTS, combina o melhor das duas versões GT, acrescentando algumas características exclusivas, como as jantes Snowflake pretas.

O preço começa nos 38 mil euros. Está prevista uma chegada dos primeiros modelos ainda em 2024.

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Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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