Quando uma pessoa está cansada, por exemplo, por excesso de trabalho, um pouco de descanso fá-la-á sentir-se muito melhor. Mas quando uma pessoa está fatigada, uma boa noite de sono não vai resolver o problema. De facto, a fadiga pode afetar uma pessoa não só fisicamente, mas também emocional e psicologicamente. Entretanto na maioria dos casos este problema pode estar naquilo que andamos a comer. A boa notícia é que há alimentos vão ajudar a combater a fadiga em menos de uma semana!
Peixe
Há um ditado que diz que peixe não puxa carroça. Ora nem toda a gente é fã de peixe mas a verdade é que pode ajudá-lo a ficar muito mais saudável. Já alguma vez teve gripe e continuou a não se sentir bem, mesmo depois de a ter ultrapassado tecnicamente? Se sim, então pode ter experimentado a síndrome da fadiga crónica. Esta condição de saúde ocorre por vezes após uma gripe e pode apresentar uma série de sintomas, incluindo (como o nome sugere) níveis elevados de fadiga, dores de cabeça e dificuldade de concentração. Os ácidos gordos ómega 3 (que se encontram no peixe) podem ajudar e de facto fazer uma grande diferença.
Espinafres
Há certos alimentos que fazem frequentemente parte das listas de opções saudáveis. Os espinafres, por exemplo. Provavelmente já ouviu falar das suas vitaminas e outros componentes benéficos para si desde criança. Ora um problema de saúde que pode causar fadiga é a anemia por deficiência de ferro. Quando uma pessoa não tem ferro suficiente, isso pode afetar a capacidade dos glóbulos vermelhos de transportar oxigénio – e, em última análise, os seus níveis de energia. Embora os espinafres possam não ser exatamente uma cura para este problema de saúde, o seu teor de ferro pode ser benéfico para alguém com este tipo de anemia.
Água
É fácil esquecermo-nos de beber água suficiente. Mas se estiver fatigado, talvez seja melhor começar a dar prioridade ao consumo da quantidade certa de água.
Frango
É um alimento muito importante e tudo o que tem na sua composição ajuda a dar força e a combater a fadiga. Para além do seu potencial neste campo, o frango é também uma boa fonte de proteínas, o que pode ajudar a controlar o peso. É sem dúvida um dos grandes alimentos para combater a fadiga.
Nozes
Mudar a dieta por si só nem sempre é suficiente para resolver os problemas de saúde de uma pessoa. No entanto, as alterações alimentares sob a supervisão de um médico podem fazer parte do plano de tratamento de vários problemas de saúde. As nozes podem ter um papel muito importante nisto. Para além de serem uma boa fonte de proteínas, as nozes também contêm cálcio (88 miligramas), magnésio (142 miligramas) e fósforo (365 miligramas), por cada 100 gramas. São também uma excelente fonte de potássio (424 miligramas por 100 gramas).
Bananas
As bananas são uma fruta excecionalmente popular. São perfeitas para o pequeno-almoço, em batidos ou com cereais. Esta fruta tem hidratos de carbono e fibras. Por isso, pode dar a uma pessoa energia que dura mais tempo do que outros alimentos que não têm esta combinação de fibra e hidratos de carbono.
Ovos
Um ovo pode conter 6 gramas de proteínas. Além disso, os ovos têm ferro, o que pode ajudar na anemia causada por baixos níveis de ferro no corpo. Comer ovos não vai resolver instantaneamente a fadiga. No entanto pode ajudar a diminuir as suas hipóteses de desenvolver anemia por deficiência de ferro e a fadiga que pode vir com ela.
Abacate
Os abacates são uma boa fonte de diferentes vitaminas B, que podem ajudar o seu corpo a criar energia a partir dos alimentos que ingere. Tenha em atenção, no entanto, que os abacates também estão carregados de potássio um nutriente que, em grandes quantidades, pode causar hipercalemia em pessoas com rins que não estão a funcionar corretamente.
Feijão é um bom alimento para combater a fadiga
Os feijões em geral têm vários componentes nutritivos que os tornam potencialmente bons para a fadiga. Por um lado, estão repletos de fibras, o que pode não só ajudar a evitar que o açúcar no sangue suba e desça, mas também ajudar na digestão. Os feijões também contêm proteínas que são mais fáceis de digerir, o que alivia um pouco o esforço do corpo. Além disso, têm magnésio, um mineral que pode ajudar a combater a fadiga muscular, apoiando a boa circulação. E não esqueçamos o teor de ferro do feijão, que pode ajudar na produção e distribuição de energia.
Batata-doce
Para alguns, a batata-doce é um bom acompanhamento para uma refeição. Para outros, podem ser, bem, demasiado doces para o seu gosto. Mas se se enquadra no segundo grupo e sofre de fadiga, talvez queira experimentar novamente a batata-doce. É que a batata-doce é uma fonte de vitamina B6 (que pode ajudar o seu corpo a transformar os alimentos que ingere em energia) e de fibras solúveis e insolúveis (que são benéficas para a digestão e para os níveis de açúcar no sangue).