Akainacephalus johnsoni: Este é o dinossauro mais resistente do mundo


Por em

A vida no período Cretáceo era algo muito perigoso para praticamente qualquer animal. Os dinossauros estavam no seu auge e os grandes carnívoros dominavam a terra com garras afiadas e dentes ainda mais afiados. Era por esse motivo, que os herbívoros tinham de ser fortes e os que conseguiram sobreviver fizeram-no graças ao tamanho ou a proteções naturais, ao estilo de uma armadura. Uma espécie recém-descoberta denominada Anquilossauro é um claro exemplo disso.

Os investigadores descobriram os ossos fossilizados deste novo dinossauro há algum tempo, que têm sido cuidadosamente reparados nos últimos tempos. Agora estão prontos para subir às luzes da ribalta, à boleia de um novo estudo que foi publicado no PeerJ (PDF).

À semelhança de outros anquilossauros, o Akainacephalus johnsoni tinha placas grossas de armadura óssea a cobrir o seu corpo. As secções endurecidas, pelas quais estes tipos de dinossauros são tão conhecidos, foram, sem dúvida, uma grande defesa contra alguns dos maiores carnívoros da época. No entanto, esta nova espécie parece ainda mais protegida do que a maioria.

Os restos do espécime incluem grande parte da sua cabeça e pescoço, e os investigadores ficaram entusiasmados com a diferença de aparência da criatura quando comparada a outros anquilossauros. A cabeça do animal estava quase completamente coberta com placas em forma de pirâmide e pontas, e uma grande protuberância em forma de chifre acima de cada um de seus olhos. Tudo isto contribuía para dar à criatura uma aparência única.

Juntamente com o crânio, os investigadores conseguiram recuperar vários ossos adicionais do corpo do dinossauro, bem como grande parte de sua cauda. Tratando-se de um herbívoro, a criatura provavelmente teria preferido evitar o conflito sempre que possível, mas ainda assim tinha alguns elementos de ataque na sua cauda, ​​para o caso de algo correr mal.

Este novo dinossauro foi descoberto numa zona que se tornou um ponto de eleição para os caçadores de fósseis nos últimos anos. Trata-se da Formação Kaiparowits que está situada no sul do Utah, e este novo anquilossauros certamente vai ajudar a atrair ainda mais atenção para o local.

Leia também

Ou veja mais notícias de Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Huawei vai substituir monocelha por um buraco. Veja como!

Novas fotos do Tesla Semi chegam à Internet e impressionam!

Seguinte