Calor: é necessário ajustar a temperatura do seu frigorífico?

De acordo com os especialistas em eletrodomésticos, muitas pessoas desconhecem a temperatura correta do frigorífico, o que pode ajudar a poupar nas contas de energia. É que o frigorífico e o congelador são dois dos aparelhos que consomem mais energia em casa, porque precisam de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para manter os alimentos frescos. Entretanto com a chegada do calor é necessário ajustar a temperatura do seu frigorífico?

Calor: é necessário ajustar a temperatura do seu frigorífico?

Na realidade tudo depende da temperatura que sempre escolheu. A temperatura ideal para qualquer frigorífico doméstico situa-se entre os 3ºC e os 5ºC. Para ajustar a temperatura do frigorífico, basta localizar e rodar o seletor no interior do aparelho. No entanto, tenha em atenção que qualquer alteração da temperatura demorará até 24 horas a assentar. Ou seja não é imediato.

nova vida ao frigorífico, colocar no frigorífico, temperatura correta para o frigorífico

Ao colocar o frigorífico no intervalo de temperatura correto, irá garantir que os alimentos no seu interior se mantêm frescos e evita qualquer crescimento bacteriano. Se sempre fez isto então não tem de ajustar a temperatura do seu frigorífico.

Entretanto para testar a temperatura do frigorífico, pode comprar um termómetro especial ou recorrer a uma bebida líquida com um termómetro.

Seja como for o que tem mesmo de saber é que manter o frigorífico entre os 3ºC e os 5ºC ajuda a poupar dinheiro nas contas, porque garante que o frigorífico não está a trabalhar demasiado para o manter frio e evita o desperdício de alimentos.

Mas há outra questão importante.

Existe uma coisa que faz com que o frigorífico gaste mais. A temperatura que está no interior e não estou a falar da regulação de quaisquer botões. Para que não haja um grande gasto energético é necessário que a temperatura no interior se mantenha mais ou menos constante. Ou seja, sem grandes oscilações.

O problema é que qualquer coisa provoca esta oscilação. Basta abrirmos a porta durante algum tempo ou colocarmos um alimento no interior que não esteja demasiado frio. Isto já para não falar das pessoas que têm filhos mais novos que gostam de abrir o frigorífico para descobrirem qual a próxima coisa que vão comer a seguir. No entanto não é preciso termos filhos para os gastos aumentarem.

Felizmente há uma forma de contornarmos isto.

Uma das dicas que muitas pessoas referem é que a melhor forma disto acontecer é mantermos sempre o frigorífico bem cheio. No entanto a verdade é que isto, nos tempos que correm, não é muito fácil de se fazer. Assim existe um grande truque em que não vamos ter de gastar balúrdios no supermercado para encher o frigorífico mas ainda assiom vai fazer o mesmo efeito.

A solução passa por utilizarmos garrafas cheias de água para enchermos o frigorífico de uma forma geral. Isto vai ajudar a que ele mantenha a temperatura, mesmo que se abra a porta algumas vezes, ou menos no caso, da eletricidade falhar durante um curto período de tempo. Assim o interior estará sempre à mesma temperatura, e o frigorífico não terá de voltar a trabalhar a toda a força para compensar qualquer alteração. Com esta medida a poupança na conta da luz será significativa, sobretudo ao final do ano.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também