O Airbnb que alugou é um esquema? Veja como detetar!

O Airbnb é provavelmente a primeira opção para muitas pessoas que estão à procura de alojamento numa nova cidade. De facto isto faz todo o sentido. É que podemos, com facilidade, encontrar um apartamento à nossa medida, em muitos casos por uma fração do custo de um hotel. No entanto, é preciso termos algum cuidado. Isto porque há semelhante do que acontece com muitas plataformas na Internet, esta também não escapa às mãos dos utilizadores mais criativos. Assim deve ter sempre cuidado e avaliar se o Airbnb que alugou ou vai alugar não é apenas um esquema. No entanto não se preocupe que lhe vamos dizer como detectar.

O Airbnb que alugou é um esquema? Veja como detetar!

De facto, quando se trata de alugar um Airbnb há vários elementos que podem servir como um sinal de alerta e é mesmo a isso que temos de estar atentos.

Pedem-nos dinheiro por fora do Airbnb

Quando mostra o seu interesse numa reserva, a Airbnb remete o pedido para o anfitrião, que depois aceita ou recusa a reserva no prazo de 24 horas. Lembro que o Airbnb não cobra reservas.

airbnb esquema
Foto: Airbnb

Entretanto o anfitrião pode recusar a sua reserva por várias razões, o que pode ser estranho para algumas pessoas. Especialmente quando temos boa reputação e não temos nada que leve a outra pessoa a ficar com o pé atrás. No entanto, as coisas tornam-se suspeitas quando um anfitrião envia uma mensagem ou e-mail a pedir desculpa pela rejeição e a perguntar se ainda está interessado na propriedade e está disposto a reservar fora da app.

Reservar e pagar pela propriedade fora do Airbnb coloca-o fora da alçada da empresa. Não pode iniciar um reembolso ou contestar fraude. É por esse motivo que tem mesmo de fazer tudo pelo Airbnb.

Queixas de esquema por parte de outros utilizadores

As queixas sobre esquemas fraudulentos tornam-se recorrentes em alguns casos e é óbvio que temos de evitar estas ofertas. Isto por muito bom que pareça o negócio. Em regra geral, recomendamos passar por todas as avaliações para ler sobre as experiências de outros hóspedes.

De facto as avaliações são mesmo importantes. A forma como o sistema de revisão Airbnb funciona significa que os anfitriões não podem remover as avaliações dos hóspedes. Só o Airbnb é que faz isto. A empresa só removerá comentários se os anfitriões puderem provar que os seus hóspedes violaram a política de conteúdos da empresa. Mesmo assim, um funcionário da Airbnb vai avaliar a revisão em questão antes de a empresa tomar medidas.

Uma das formas de os burlões tentarem ocultar críticas negativas é acumular críticas falsas positivas dentro da janela de 14 dias que a Airbnb dá antes de publicar avaliações pendentes. É uma técnica comum usada em serviços de retalho também. Assim verifique o máximo de comentários possível antes de pagar uma reserva.

Algo nas fotos parece estranho

Já reparou que algumas imagens têm muito pouca qualidade? Isto deve-se ao facto de em alguns casos terem saído de outras propriedades.

airbnb esquema
Foto: Airbnb

Por isso, se algo parecer estranho, especialmente sobre a qualidade da imagem, confie no seu instinto. Se sentir algo suspeito pode utilizar a pesquisa inversa da Google para ver se corresponde a outra propriedade que não tem nada a ver com aquela que viu.

De facto a pesquisa inversa na Google pode ajudar muito.

Encontrar mais informações sobre as imagens que estão no smartphone

Para esse efeito terá também de abrir o endereço images.google.pt.

Depois clique nos três pontos e escolha entretanto a opção pedir site para computador.

Agora o Google Imagens vai aparecer como se estivesse no seu PC. Entretanto na barra de pesquisa vê o símbolo de uma máquina fotográfica.

Clique lá e depois aceda ao separador Carregar Imagem. A seguir é só escolher ficheiro.

Aí pode surgir a opção que diz pretende permitir que a aplicação Chrome tire fotos e grave vídeo? É só carregar em permitir. Depois é so indicar onde se encontra a foto. Aí a imagem será carregada e a Google vai procurar por mais informações e imagens semelhantes.

Pesquisa de imagens no computador

Na prática é como fizemos acima. Assim tudo o que tem a fazer é aceder ao endereço images.google.pt. Depois é so carregar no símbolo da câmara e escolher a opção carregar uma imagem. Logo a seguir indique o sítio onde ela se encontra no seu computador.

Entretanto também pode arrastar a imagem do seu computador diretamente para a área de pesquisa.

Como vê é simples utilizar o Google e mais concretamente as imagens para obtermos informações adicionais acerca das fotos.

Um e-mail aleatório a pedir informações

O seu anfitrião no Airbnb a pedir que partilhe uma identificação válida é bastante normal, especialmente se estiver num país estrangeiro. A principal razão é confirmar a sua identidade devidos às leis de aluguer.

No entanto, se receber um texto aleatório ou um e-mail a solicitar que forneça um ID para confirmar a sua reserva, muito cuidado! É provável que a mensagem seja uma tentativa de phishing para roubar a sua identidade. Em vez disso, contacte o anfitrião para confirmar se solicitaram a identificação e por que razões.

Evite mesmo os esquemas no Airbnb

O Airbnb tem um sistema de reservas que protege os anfitriões e hóspedes de fraudes de pagamento e de reservas. No entanto, mais vale estarmos atentos do que estarmos a passar pela experiência de lutar pela restituição. Seja como for os esquemas acima mencionados são os mais comuns e pode evitá-los! Com um pouco de atenção no Airbnb não vai cair em nenhum esquema!

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse...

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando...

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia...

O que acontece se não desligar o seu PC “como deve de ser”?

Já todos estivemos nesta situação em que desligar o computador é... Chato! Pelo menos nas formas mais corretas, em que tem de usar uma...

O Windows XP ainda está nestes dispositivos do dia-a-dia!

O Windows XP tem mais de duas décadas e deixou de ser suportado pela Microsoft há uma década, mas ainda há dispositivos que encontra...

Os smartphones vão ficar bem mais confusos a partir de agora!

Isto já não é novidade para alguns utilizadores, mas, a coisa vai ficar apenas pior ao longo dos próximos meses/anos. Isto à medida que...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados