Ainda temos inovações a caminho dos discos rígidos (HDD)!

Hoje em dia, é inegável que todo o mercado já só pensa em SSDs, afinal de contas, até as consolas de nova geração já trazem este tipo de solução! No entanto, se pensa que o desenvolvimento da tecnologia que dá vida aos tradicionais discos rígidos (HDD) está parado, está muito enganado!



Ainda temos inovações a caminho dos discos rígidos (HDD)!

hdd

Afinal de contas, a Seagate acabou de partilhar mais informações acerca das suas drives Mach.2 Exos 2X14, que além de muitas outras inovações, vai contar com um “multi-atuador” de forma a aumentar significativamente a performance. Ou seja, ao utilizar dois atuadores, cada um deles com uma cabeça responsável pelas operações de leitura e escrita. É estranho, mas este tipo de drive é capaz de duplicar a performance IOPS, graças a este tipo de design.

Além da performance IOPS, estas drives Mach.2 também permitem duplicar a performance sequencial de streaming em vários tipos de aplicações. Afinal de contas, estamos a falar da primeira tecnologia HDD capaz de introduzir o paralelismo, permitindo duas fontes de dados independentes. (Dual Channel!)

Entretanto, tudo indica que estas drives são capazes de chegar aos 524MB/s, com uma latência de 4.16ms. O consumo fica pelos 7.2w (em média), com picos de 13.5W. São drives com 5 anos de garantia, e 2.5 milhões de horas de MTBF.

- Advertisement -

Como é óbvio, este tipo de tecnologia é mais focada nos grandes centros de dados, não fazendo grande sentido apostar em HDDs para o mercado tradicional de consumo. Ainda assim, é muito interessante como os discos rígidos continuam a evoluir, mesmo passados tantos anos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.