Sábado, Outubro 4, 2025

Ainda queremos uma entrada para headphones?

A pergunta apareceu no Reddit da Nothing, mas podia ter surgido numa qualquer conversa de café: “Por que é que ainda querem uma entrada de headphones?

A resposta? Bem, centenas de utilizadores deram as suas razões, e a verdade é que o argumento do “bluetooth é mais prático” não cola para todos, especialmente para quem dá prioridade à qualidade de som.

Mas até aí há muito que se lhe diga.

Ainda queremos uma entrada para headphones?

Afinal de contas, apesar de ser super prático ter earbuds sem fios no bolso, a realidade é que mesmo com os melhores codecs sem fios do mundo como o LDAC ou AptX, o som continua a ser comprimido, e como tal perde imensa qualidade. Além disso, existe sempre latência em qualquer ligação sem fios. O que também não é agradável.

Aliás, há quem use IEMs (in-ear monitores) de apenas 20€, que dão 15 a 0 a earbuds de 100€ ou até mais. Sendo exatamente por isso que vários entusiastas ficam “irritados” com o desaparecimento da funcionalidade nos smartphones modernos.

ainda queremos uma entrada para headphones?

Não é nostalgia. É qualidade, fiabilidade e liberdade. Mas também são desculpas!

O que muita gente sente é que a indústria retirou o jack de áudio para nos empurrar para os seus próprios earbuds sem fios. Que claro está, abriram todo um outro mercado com margens… Generosas.

A Apple começou, a Samsung seguiu e hoje é raro ver um topo de gama com entrada de 3.5 mm.

Mas o problema vai além da simples ausência de um buraco no telefone. Até porque, ainda existem fabricantes que oferecem essa mesma entrada de 3.5mm, curiosamente sem qualquer compromisso nos seus smartphones.

Estes smartphones continuam finos, poderosos, e até trazem mais bateria que as Samsungs desta vida. Aliás, basta olhar para o RedMagic 10 Pro, ou para alguns dos mais recentes smartphones da Sony, para encontrar um smartphone com tudo e mais alguma coisa, num formato moderno, fino e leve, que ainda trazem uma bateria de 7000mAh para cima da mesa.

Mas a coisa vai ainda mais além! Há defesa!

Muitos referem que o DAC (conversor digital-analógico) dos smartphones atuais nem é assim tão bom, logo não compensa ter jack.

O que até pode ser verdade, mas quem teve um LG com Quad DAC sabe que essa história não é universal. Aliás, há quem ainda ande com um LG V30 só para ouvir música em condições.

Sim, a Nothing, e outras marcas, até podia marcar a diferença ao trazer essa funcionalidade de volta, já que muitos utilizadores Android escolhem esta plataforma precisamente para não serem forçados a viver segundo as regras da Apple.

No fundo, a entrada de headphones é sobre controlo.

Controlo sobre o que usamos, sobre quando usamos e como o usamos. Queremos qualidade de som sem pagar mais, bem como fiabilidade. Queremos algo que funcione SEM bateria. Além de tudo isto, poder usar uns headphones de há 10 anos que continuam impecáveis, sem sermos obrigados a comprar novos a cada ciclo de carga… É obviamente interessante.

Portanto, a resposta é simples: sim, ainda queremos a entrada jack. Não é por nostalgia. É porque ainda faz falta. Além disso, não ocupa qualquer espaço crítico dentro do corpo dos smartphones modernos.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙