Inicio Especiais Ouve Rádio AM? A Renascença está com problemas na emissão!

Ouve Rádio AM? A Renascença está com problemas na emissão!

A Internet e as emissões de rádio FM existem em quase todo o lado. No entanto ainda existem regiões no mundo onde não existe cobertura de FM ou Internet. No entanto um numero considerável de utilizadores contam com a rádio de Onda Media (AM) para poder receber as suas noticias ou a suas musicas favoritas.

Qual é o motivo de emitir rádio em AM nestes dias ? Sendo que existe Internet e FM em quase todos os cantos do mundo.

Passo a explicar. A rádio AM (Modulação de Amplitude) beneficia da propagação ionosférica das frequências, quer seja em Onda Longa, Media ou Curta, os nomes devem-se ao comprimento de onda da frequência emitida.

Em suma a sua principal utilização é a capacidade dos seus sinais viajarem milhares de quilómetros!

Um rádio minimamente decente é capaz de receber sinais de tão longe quanto a China em Onda Curta!

Um típico rádio com uma sensibilidade relativamente decente tem a capacidade de receber sinais de todo o mundo como a China, Rússia, EUA e outras dezenas de países!

Cientistas descobrem sinais de rádio misteriosos no espaço

Através da propagação de sinal existente durante a noite, devido à ótima localização do nosso pais estamos num sitio quase prefeito para receber emissões de rádio!

Eu como hobby navego na rádio AM, seja em rádios antigos, seja em Recetores Modernos Multibanda para ouvir emissoras portugueses e estrangeiras.

Contudo, desde que a tempestade enorme passou por Lisboa, a Renascença (que sou ouvinte) parou de emitir na frequência de 963Khz,

O emissor do Seixal conhecido outrora por “Voz de Lisboa” que  antigamente recebia aqui em casa com um bom sinal, passou a debitar um silencio absoluto na frequência!

“Entrei em contacto com a Renascença através do Instagram a expor a situação, inesperadamente a equipa entrou em contacto comigo e disse que ia informar a equipa técnica.”

Curiosamente o Emissor do Seixal consiste em Duas antenas, a antena principal é uma Harris de 10KW.

No entanto existe um emissor de reserva caso a principal tenha uma avaria, que é também uma Harris, mas só tem uma potencia de 1KW.

Mesmo tentando receber o sinal durante a noite,  quando este viaja com mais facilidade devido a ionosfera da nosso planeta, a receção continua nula!

Devido a esta avaria, todo o distrito de Lisboa perdeu o acesso à onda media desta emissora.

Apesar de existir micro cobertura de FM em quase todo o lado a rádio em Onda Média continua com muitos fãs.

Em principio o emissor será reparado ou desligado permanentemente, portanto iremos aguardar uma resposta por parte da Renascença caso haja interesse económico.

Visite aqui o site da Rádio Renascença Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades ao retro, eu estou lá para saber tudo.

Leia também

A AMD vai apostar nos 12GB para a gama média de placas gráficas!

Apesar de tudo o que foi (e continua a ser) escrito acerca das RTX 3080 e RX 6800, a verdade é que não existem...

(Especial) Duas semanas com a PlayStation 5! Vale a pena?

Tenho uma PlayStation 5 nas minhas mãos desde o dia 10/10 de 2020, ou seja, faz hoje 14 dias que a gigante branca e...

The Mandalorian: app coloca personagens e cenas na sua sala!

The Mandalorian é sem dúvida o grande destaque do serviço de streaming Disney+. Tem milhares de fãs que todas as semanas estão ansiosos pelos...

Novo recorde mundial de OC! Memória RAM a 7004MHz!

Quem é que não gosta de fazer OC? Afinal de contas, é possível retirar mais umas quantas gotas de 'sumo' dos nossos componentes, muitas...

Windows 10: há novos problemas no Windows Update e não só!

O update de Outubro de 2020 do Windows 10, também conhecido como versão 20H2, é estável e chegou com muitas melhorias. No entanto, isto...