Agora é que o Chrome vai mesmo ficar mais rápido!

É verdade que o Chrome é o browser mais utilizado no mundo. No entanto tem uma característica que não agrada a todos os utilizadores. Tem o hábito de comer memória. Ora esta utilização da RAM pode fazer com que o seu computador fique mais lento e a bateria se vá embora mais depressa. É verdade que no passado a Google já nos fez muitas promessas. No entanto as coisas ainda não ficaram como a maioria dos utilizadores deseja. Ainda assim, agora, parece que tudo vai mudar e agora é que o Chrome vai mesmo ficar mais rápido.

Agora é que o Chrome vai mesmo ficar mais rápido!

Esta funcionalidade foi detetada no Chrome Canary pelo utilizador do Reddit u/Leopeva64-2. A funcionalidade De Poupança de Memória surge como parte da nova página de Desempenho no menu de definições. Uma vez ativo, forçará separadores inativos para hibernar.

Dito isto, os separadores inativos “parecem vazios” de acordo com a build, mas carregarão automaticamente quando dermos um clique neles. É verdade que até já há extensões para este browser que fazem isto. No entanto se for a Google a fazê-lo nativamente no browser ainda melhor.

Chrome ficar mais rápido

Entretanto as imagens no Reddit mostram um pop-up que aparece assim que o separador é reativado. Nessa altura o Chrome diz quanta memória foi libertada pelo facto do separador estar a “dormir”. Embora isto seja interessante numa fase inicial pode tornar-se incomodativo. Especialmente se ficarmos com muitos separadores a dormir.

- Advertisement -

Chrome ficar mais rápido

Para não haver surpresas, o menu de definições apresenta uma whitelist garantindo que certos sites são sempre mantidos ativos. Portanto, se houver alguma página que não possa ser recarregada durante a utilização por qualquer motivo, pode dizer ao Chrome para não a colocar a dormir.

Infelizmente, esta novidade ainda só está disponível na build Canary. Lembro que é uma versão oficialmente instável do Chrome conhecida por integrar várias funcionalidades novas e não testadas.

Isto significa que a funcionalidade De Poupança de Memória ainda pode levar algum tempo a chegar. Seja como for é sempre uma boa notícia.

O Chrome Canary está disponível aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.