Já adormeceu e acordou com um solavanco? É por esta razão!

Já alguma vez adormeceu e repente acordou com um solavanco? É uma experiência estranha, muitas vezes perturbadora, conhecida como sobressalto hipnótico e, se já lhe aconteceu, está longe de ser o único. Um estudo descobriu que 60-70% das pessoas experimentam estes movimentos involuntários.

Mas afinal o que é o sobressalto hipnótico?

Os sobressaltos hipnóticos são movimentos involuntários que ocorrem durante a transição da vigília para o sono. Embora a causa exata ainda não seja clara, são mais comuns quando se está privado de sono e se tenta manter uma atividade. Estes movimentos ocorrem porque algumas partes do sistema nervoso estão acordadas enquanto outras estão a adormecer.

Estes solavancos podem ser considerados como falhas de ignição do seu sistema nervoso, enviando sinais contraditórios à medida que o seu corpo passa da vigília para a fase um do sono. Normalmente, o sono REM ocorre após 90 minutos, mas se estiver gravemente privado de sono, o seu corpo pode saltar as fases dois e três, saltando diretamente para o REM. Um sobressalto hipnótico é a forma do seu corpo sinalizar que precisa desesperadamente de dormir e “nada mais vai satisfazer essa necessidade”.

fita na boca para dormir, smartwatch dormir

Embora estes sinais possam ser alarmantes, são inofensivos e não requerem tratamento. Algumas pessoas podem sentir-se ansiosas e ter dificuldade em voltar a adormecer. Se isto lhe acontecer, lembrar-se de que se trata de um fenómeno normal pode ajudá-lo a relaxar e a voltar a adormecer.

Ocasionalmente, os espasmos hipnóticos podem ocorrer em situações em que o sono não é uma opção, como durante uma palestra ou reunião. Se isto acontecer frequentemente há algumas estratégias para se manter alerta:

Concentre-se em algo mais interessante do que adormecer.
Estabelecer contacto visual com o orador.
Beba café com antecedência se estiver à espera de se sentir sonolento.

Para evitar este solavanco quando já adormeceu, certifique-se de que dorme sete a nove horas por noite.

Embora inofensivos, os solavancos hipnóticos são muitas vezes um sinal de que não está a descansar o suficiente. Se estes ocorrerem regularmente, reflita sobre os seus hábitos de sono e considere a possibilidade de fazer ajustes.

adormeceu solavanco

Compreender as fases do sono

Fase um

A primeira fase ocorre quando se começa a adormecer. Este breve período, que dura apenas alguns minutos, é quando o batimento cardíaco, a respiração e os movimentos dos olhos abrandam e os músculos relaxam. Pode sentir contrações ocasionais à medida que as suas ondas cerebrais mudam da vigília para o sono.

Segunda fase

Nesta fase do sono ligeiro, o corpo prepara-se para um descanso mais profundo. Os batimentos cardíacos e a respiração abrandam ainda mais, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. Os movimentos dos olhos cessam e, embora a atividade cerebral diminua, ainda ocorrem breves explosões de atividade eléctrica.

Terceira fase

Esta é a fase que nos faz sentir revigorados quando acordamos. Os batimentos cardíacos e a respiração abrandam para os seus pontos mais baixos, os músculos permanecem relaxados e o despertar torna-se mais difícil.

Sono REM

Cerca de 90 minutos depois de adormecer, entra-se no sono REM. Os seus olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral torna-se semelhante à de uma pessoa acordada. A respiração torna-se irregular e o ritmo cardíaco e a pressão arterial aumentam. É nesta fase que ocorre a maior parte dos sonhos, e passa por todas as fases quatro a cinco vezes por noite, variando a duração de cada fase.

Já lhe aconteceu acordar com um solavanco quando adormeceu? Conte-nos tudo nos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também