Inicio Ciência ADN usado como disco rígido de um computador!?

ADN usado como disco rígido de um computador!?

Aposto que não estava à espera de ler isto hoje, mas o ADN, o material genético mais proeminente, foi usado com sucesso, para armazenar informação digital!

Sim, é verdade! Uma equipa de cientistas, com um grande foco na biotecnologia, liderados por Christopher N. Takahashi, Bichlien H. Nguyen, Karin Strauss e Luis Ceze. Num projeto patrocinado pela DARPA e Microsoft, e com o apoio da Universidade de Washington, foram capazes de codificar e descodificar informação digital em cadeias de ADN.

Portanto, devido a este avanço, foi então possível, desenvolver um aparelho de armazenamento de dados, que consiste num codificador capaz de escrever ‘1’ e ‘0’ nas sequências de ADN.

ADN



Existe mesmo um aparelho físico, com líquido, onde o ADN é armazenado, livre de contaminação ou problemas com a temperatura.

Para tudo funcionar, os investigadores desenvolveram um protocolo, capaz de converter os 1’s e 0’s para texto! Assim, foi codificada uma mensagem “HELLO”, armazenada e posteriormente descodificada, sem qualquer tipo de perda de informação, durante um periodo de 21 horas.

Ok, muito giro… Mas para que serve tudo isto?

O armazenamento de dados em ADN, pode abrir a porta para várias possibilidades!

Primeiramente, no futuro, poderemos vir a conseguir criar os nossos próprios dispositivos de armazenamento, para armazenar informações de fora, com o nosso próprio genoma. E posteriormente, transmitir estas informações, através de agentes, como vírus de propósito específico.

Eu sei que isto parece bastante ‘Sci-Fi’, bem… Porque no fundo é algo que parece mesmo ter saído de um qualquer filme. Em boa verdade, também não sou a melhor pessoa para explicar o que pode estar prestes a chegar. No entanto, é inegável dizer que o futuro está a caminho, e as possibilidades são mesmo infinitas.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Call of Duty: Cold War vai pedir 250GB no PC! E nas consolas?

Se por acaso acha exagerado ter que guardar 250GB para o Call of Duty: Modern Warfare... Então temos más notícias para si! É que...

Xbox Series X e RTX 3000 estão a ter problemas com o HDMI!

Não é incomum ver novos produtos com problemas no seu lançamento... No entanto, ver a consola de nova geração Xbox Series X, bem como...

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...