Os acidentes acontecem. Por vezes, são inevitáveis. Felizmente, a melhoria das estruturas de segurança contra acidentes e os sistemas de assistência ao condutor nos automóveis modernos ajudaram a reduzir drasticamente os incidentes, os ferimentos e as mortes nas nossas estradas. No entanto, fundamentalmente, nada substitui uma condução atenta e cuidadosa para evitar contratempos e, embora a condução regular lhe forneça os conhecimentos básicos, existe um domínio de orientação avançada e defensiva que aumentará a sua segurança ao volante. A condução defensiva é semelhante à aquisição de um sexto sentido na estrada. Assim estas seis coisas evitam que tenha acidentes na estrada.
Estas seis coisas evitam que tenha acidentes na estrada!
Consciência espacial
Estamos programados para nos concentrarmos no movimento. No entanto, quando conduzimos, isto traduz-se frequentemente na fixação num único ponto, normalmente à sua frente. Em vez disso, mude a sua atenção, pelo menos, de dois em dois segundos, analisando continuamente todo o ambiente, incluindo a verificação de todos os espelhos retrovisores e o olhar para a esquerda e para a direita. Esta consciência abrangente é fundamental na condução defensiva, utilize-a para construir uma imagem mental em movimento do que o rodeia.
Evasão preditiva
Acredite ou não, observar a linguagem corporal dos outros condutores pode ajudá-lo a prever o futuro imediato. Por exemplo, se um condutor estiver a olhar para o espelho retrovisor lateral, pode estar a preparar-se para mudar de faixa. Da mesma forma, observe o movimento dos outros carros, se um começar a abrandar ou a sair da linha, isso pode sugerir uma manobra iminente por parte do condutor. Antecipar estas acções mantém-no preparado e evita acidentes.
Utilize a visão de raio-X
Ok, não precisa de ser o super-homem. No entanto, as coisas acontecem rapidamente quando se está em movimento, por isso é imperativo olhar o mais à frente possível para estar ciente do que se aproxima. Tente “ver através” do carro da frente; sem superpoderes, isto é feito olhando através das janelas dos outros carros. Lembre-se também que quanto mais perto estiver do carro da frente, mais ele obscurece a visão à sua frente. Se ficar para trás, consegue ver melhor à volta e através do carro da frente. Isto é particularmente útil se estiver atrás de uma carrinha, camião ou veículo alto. Além disso, quanto maior for a distância, mais tempo e espaço terá para reagir e travar, se necessário.
Identifique as rotas de fuga
Para além dos pontos acima referidos, a gestão do espaço é fundamental não só para criar uma “zona tampão” segura à volta do seu automóvel, mas também para identificar saídas de emergência em situações inesperadas na estrada, como alguém que se desvie para a sua faixa de rodagem inesperadamente na estrada. Utilizando a técnica de exploração acima mencionada, tente manter um lugar vazio junto ao seu veículo. Mais básico, mas muito importante, é garantir que deixa espaço suficiente para travar em caso de emergência.
Detecte as pistas
Leia a estrada à sua frente para encontrar pistas sobre obstáculos ou perigos. Por exemplo, se vir sinais que indiquem escolas, tome nota da hora, pois pode haver crianças ao virar da esquina; se houver caixotes do lixo numa rua residencial, preste atenção a um camião do lixo lento; ou se um carro se desviar aparentemente sem razão, pode haver um buraco fundo, etc.
Atenção às condições climatéricas
As grandes poças de água podem causar aquaplanagem – a alta velocidade, os seus pneus passam por cima da película de água, perdendo o contacto com a estrada e a aderência. NÃO trave a fundo ou desvie quando isto acontece, evite manobras bruscas e, em vez disso, abrande para abrandar e recuperar a aderência. Os ventos cruzados também podem fazer com que o seu carro altere a direção se não estiver a segurar firmemente o volante. Preste atenção a árvores e arbustos inclinados, bem como a poeira ou detritos em redemoinho.