OpenAI já tem 200 milhões de utilizadores semanais ativos!

A OpenAI está hoje a celebrar um novo marco. A empresa de IA generativa revelou à Axios e a outros meios de comunicação social que tem agora 200 milhões de utilizadores semanais ativos. Este número é o dobro do número de utilizadores semanais que tinha há um ano.

OpenAI já tem 200 milhões de utilizadores semanais ativos!

O mesmo relatório acrescentou que os produtos da OpenAI estão agora a ser utilizados de alguma forma por 92 por cento das maiores empresas da Fortune 500. Além disso, a mesma fonte afirma que a utilização da sua API automatizada duplicou desde o lançamento do seu pequeno modelo de linguagem GPT-4o mini, há apenas algumas semanas.

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, divulgou uma declaração. Sobretudo para assinalar o marco de 200 milhões de utilizadores semanais. “As pessoas estão a utilizar as nossas ferramentas no seu dia a dia. Isto faz uma diferença real em áreas como os cuidados de saúde e a educação. Isto quer seja para ajudar em tarefas de rotina, resolver problemas difíceis ou dar asas à criatividade.”

gpt-4 vs. gpt-4o vs. gpt-4o mini: quais são as diferenças?, OpenAI utilizadores

A duplicação da base de utilizadores da OpenAI em cerca de um ano parece indicar que a tendência da IA na tecnologia continua a crescer em geral. Isto para esta empresa em particular, mesmo com o aumento da concorrência como a Google, a Meta, a Anthropic e outras.

Esta notícia de um novo máximo de utilizadores semanais surge também ao mesmo tempo que novos relatos, mas não confirmados, de que a OpenAI está a angariar ainda mais dinheiro junto dos investidores. O Wall Street Journey revelou esta semana, através de fontes não identificadas, que a OpenAI está a procurar obter vários milhares de milhões de dólares de investimento. Isso colocaria o seu valor global em 100 mil milhões de dólares. Um grande feito se o conseguir!

Espera-se que a Microsoft invista ainda mais dinheiro na empresa como parte desta última ronda financeira. Não se sabe quanto dinheiro é que vai acrescentar. A Microsoft utilizou os modelos da OpenAI para ajudar a desenvolver o seu próprio chatbot de IA generativa, o Copilot.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também