Extensão solta o inferno se abrir o Gmail no Chrome!

As extensões podem ser extremamente úteis. Isto porque adicionam funcionalidades aos browsers que normalmente não estão presentes. No entanto, pelas suas características também podem dar origem a grandes problemas. De facto, há uma extensão que solta o inferno se abrir o Gmail no Chrome!

Extensão solta o inferno se abrir o Gmail no Chrome!

Esta informação parte de vários especialistas em segurança que referem que se tem uma conta Gmail e utiliza o Google Chrome no seu computador, não pode mesmo ignorar este alerta.

Este ataque utiliza uma falsa extensão para o Chrome conhecida como AF, para atingir PCs e recolher os dados das caixas de entrada do Gmail. Neste momento sabe-se que as vítimas deste esquema foram enganadas depois de terem recebido um e-mail a incitá-las a instalar esta falsa extensão.

Gmail cópia de segurança, aproveitar Gmail, Gmail no Google Chrome

Inicialmente os criminosos andaram apenas atrás dos utilizadores do Gmail na coreia do Sul. O problema é que este vírus espalhou-se rapidamente para os Estados Unidos e depois para a Europa e até já tentou fazer estragos em Portugal. Assim isto significa que os utilizadores necessitam de estar em alerta máximo.

- Advertisement -

Uma vez instalada a extensão, o vírus irá apoderar-se da conta de Gmail da vítima, permitindo que os criminosos possam espreitar as suas mensagens pessoais e roubar as suas informações.

Chrome 105

Esta extensão prejudicial pode ser instalada em qualquer PC. Isto significa que deve ter cuidado quando receber quaisquer e-mails a pedir-lhe para descarregar ficheiros para o Chrome.

Para evitar que a sua conta seja pirateada, é aconselhável que nunca instale nada num PC sem antes fazer muita pesquisa sobre o mesmo.

Mas se estiver interessado em transferir extensões populares do Google Chrome é sempre melhor fazer algumas a partir de sites oficiais como a loja do próprio browser.

Ainda assim e mesmo que as extensões partam de sites oficiais deve verificar os comentários dos utilizadores que podem relatar sempre problemas antecipadamente.

Os smartphones também não escapam!

Android: como descobrir se uma aplicação é falsa!, android localizar smartphone desligado,

Entretanto para além de afetar os computadores sabe-se que esta ameaça também pode atingir os smartphones Android.

Assim parece que depois do Gmail da vítima atacado, os criminosos podem usar a funcionalidade de sincronização web-to-phone da Google para instalar aplicações a partir de um PC. Tudo diretamente para um smartphone e sem a permissão do utilizador.

Depois disto, o smartphone da vítima fica com malware que pode servir para roubar a sua informação mais pessoal.

Estes vírus também podem ouvir as suas chamadas telefónicas, ver o que faz no ecrã e ainda ganhar acesso à câmara frontal.

Apesar de neste momento esta forma de malware ainda não se tenha tornado um problema generalizado, será muito em breve. Assim os utilizadores têm mesmo de fazer que estiver ao seu alcance para manterem os seus dispositivos seguros.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.