Android: chegou o fim das gravações das chamadas telefónicas!

A aplicação de Telefone do Google que vem pré-instalada nos smartphones Pixel e em muitos outros equipamentos Android tem a capacidade de gravar chamadas telefónicas. Isto em algumas regiões, pelo menos onde é legal. No resto do mundo e em equipamentos que não vêm com esta capacidade incorporada é necessário contar com apps de terceiros para este efeito. No entanto, parece que a Google vai acabar com as gravações de chamadas de vez. Isto porque vai fechar a porta aos serviços de acessibilidade que tornam isto possível.

Android: chegou o fim das gravações das chamadas telefónicas!

Isto foi descoberto pelo programador da conhecida app Call Recorder ACR. Tudo foi partilhado no Reddit como refere o site AndroidPolice. Assim uma próxima política da Play Store anunciada pela primeira vez no início de abril vai proibir as aplicações de utilizarem APIs de acessibilidade para gravação de chamadas. A política estabelece claramente que a “API de acessibilidade não foi concebida e não pode ser solicitada para gravação de áudio de chamadas remotas.” Além disso, a utilização da API deve documentar-se na listagem da Play Store. Estas novas regras entrarão em vigor a 11 de maio de 2022.

- Advertisement -

android chamadas telefónicas

Há anos que a Google tem “perseguido” as aplicações de gravação de terceiros. Depois de a empresa ter removido a API que possibilitava fazer isto na versão 6 (Android Marshmallow), restringiu ainda mais o acesso ao áudio do smartphone. Isto logo no Android 9 Pie.

Desde então, os programadores recorreram a serviços de acessibilidade. No entanto com o fim deste método para quem pretenda distribuir as suas apps através da Play Store, a gravação de chamadas está mesmo fora de questão. A única forma será disponibilizar as apps para este efeito. Isto através de lojas não oficiais. No entanto a visibilidade nunca é a mesma.

Neste momento não se sabe se as aplicações que utilizem este método serão banidas da Play Store ou se existe um período de carência que vai para além do 11 de maio.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.