A14X Bionic: O novo processador dos Macbook é uma bomba!

A Apple vai realizar o evento One More Thing no dia 10 de Novembro. Assim vai apresentar os primeiros Mac baseados em processadores ARM. São totalmente desenvolvidos pela gigante da maçã. Acredita-se que o primeiro processador da Apple é baseado no hexa-core A14 Bionic que dá vida ao iPhone 12 e iPad Air. O nome é A14X Bionic. Dito isto, este processador apareceu no Geekbench 5, de acordo com o site AppleInsider.

A14X Bionic: O novo processador dos Macbook é uma bomba!

À semelhança do A14, o A14X será desenvolvido pela TSMC usando o processo de 5 nanómetros. Eventualmente será baseado na arquitetura big.LITTLE da ARM. Este chip também deverá dar vida ao próximo iPad Pro.

A14X Bionic

Entretanto o A14X funciona a 1.80GHz e as informações revelam que poderá atingir os 3.10GHz.

O A14X, aparentemente, chegou aos resultados single-core e multi-core de 1,634 e 7,220 pontos, respetivamente. O teste contou com um dispositivo com 8GB de memória.

Em comparação, o A12Z Bionic que dá vida ao atual iPad Pro chegou assim aos 1,118 pontos nos testes single-core e 4,657 nos multi-core.

A14X Bionic

Já agora e para não ficar nada por dizer, o A14 teve 1,583 e 4,198 pontos, respetivamente. Entretanto, ele funciona a velocidades mais baixas no iPhone 12 para prevenir o sobreaquecimento.

Como é que os novos processadores da ARM se comparam com a velocidade dos MacBook Pro atuais?

O MacBook Pro de 16 polegadas com processador Intel Core i9 atingiu 1096 e 6,869 pontos no mesmo tempo. No papel, rapidez não é problema para os novos Mac. Pelo menos que a gama atual.

O que aconteceu à Intel?

Os processadores da Intel têm sido a base dos produtos da Apple há mais de 14 anos. No entanto, depois de alguns anos de dificuldades e de uma relação demasiado desgastada, a gigante Norte-Americana mais conhecida pelo iPhone decidiu pegar nos seus próprios designs para dar vida a um novo tipo de produto.

Resta-nos esperar agora por dia 10. Aí devemos ficar a conhecer um MacBook Air, um MacBook Pro de 13” e por fim um MacBook Pro de 16”. Entretanto, estes portáteis Apple deverão chegar ao mercado com um preço mais apelativo. Tudo devido ao facto do suporte de software ainda não ser tão robusto. Pelo menos em relação à atual oferta Intel.

Assim, o que acha dos novos Macbook? Conte-nos tudo nos comentários!

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub