A TSMC vai continuar a aumentar a sua liderança!

A gigante dos semicondutores TSMC, continua a impressionar tudo e todos com o seu crescimento na indústria! Tanto na sua capacidade de produção, como na sua capacidade de inovação para continuar na linha da frente.

Afinal de contas, enquanto a Intel continua com dificuldades nos seus processos de 10nm e 7nm, a TSMC já tem encomendas para o seu processo de 3nm e 2nm! Além disto, nem a Samsung parece apresentar um ritmo competitivo para sequer meter a rival a transpirar… Visto que tudo indica que a gigante Sul Corena apenas irá conseguir ‘igualar’ a TSMC em 2030.



A TSMC vai continuar a aumentar a sua liderança!

A TSMC vai

Portanto, a TSMC continua a liderar a corrida dos semicondutores, ao mesmo tempo que continua a apostar na tecnologia de litografia EUV (Extreme Ultraviolet). Afinal de contas, a TSMC tem nas suas fábricas mais de metade do equipamento EUV do planeta, conseguindo assim produzir mais de 60% de todos os Wafers EUV.

Entretanto, caso não saiba, o processo de produção 7nm+ da TSMC é o primeiro a fazer uso de litografia EUV. Algo que resultou numa melhoria muito significativa da percentagem de defeitos. E que claro, irá obviamente fazer parte do processo de produção de 5nm! (O processo que irá servir de base para os chips da Huawei e Apple na segunda metade de 2020)

Curiosamente, a Samsung também já está a entrar na brincadeira com o seu processo 7LPP, que usa por sua vez tecnologia EUVL. Dito tido isto, a ASML é a única empresa da indústria a fabricar e vender equipamento EUV… E pelos vistos, a TSMC comprou cerca de 30~35 maquinas à parceira.

Assim, a ASML vendeu cerca de 70 máquinas em 2020, com o grande objetivo de vender um total de 90 até ao fim do ano. (A ASML é sediada nos países baixos, mas ainda assim usa tecnologia Norte Americana! É exatamente por isto que a Huawei teve de dizer adeus à parceira TSMC.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também