A TSMC pode passar por um mau bocado… A culpa é da Huawei!

Caso não saiba, a TSMC é a maior fabricante de semi-condutores do planeta, no entanto, até a maior fabricante deste espaço irá ter algumas dificuldades com tudo aquilo que se está a passar com a Huawei. Ao fim ao cabo, a Gigante Chinesa é a segunda maior cliente da fabricante! Que por sua vez irá ter de desaparecer da lista devido à renovada proibição imposta pela administração liderada por Donald Trump.

Pois bem, estamos a falar de uma situação que aos olhos dos acionistas, criou alguma incerteza no futuro da gigante da produção de silício. E com razão!

A TSMC pode passar por um mau bocado… A culpa é da Huawei! Mais ou menos, na verdade, a culpa é mesmo dos Estados Unidos

é da Huawei!

Curiosamente, em Abril, a TSMC afirmou que queria mesmo ter o seu melhor ano de sempre, com receitas a ultrapassar os 15 ou 16 mil milhões de dólares. Tudo graças ao facto do COVID-19 não ter afetado significativamente a procura por chips em 2020.

Contudo, este cenário foi ‘morto’ a tiro em Maio, quando a administração liderada por Donald Trump proibiu todas as fabricantes de semi-condutores que utilizassem tecnologia Norte Americana de vender produtos à Huawei e suas afiliadas. Em suma, apesar da TSMC não ser Norte Americana, utiliza hardware e software nas suas linhas de produção criado nos Estados Unidos, o que claro está, obriga a fabricante a pedir uma licença especial ao governo Norte Americano, a mesma licença que a Google tem tentado desesperadamente conseguir sem grandes resultados. (Curiosamente, a Microsoft conseguiu).

As dores de cabeça para a TSMC e Huawei começam aqui…

A Huawei é a segunda maior cliente da TSMC, contribuindo 14% para as receitas totais da empresa. No entanto, se pensa que o problema é apenas monetário, está muito enganado…

É que o desaparecimento da Huawei da lista de clientes arruina completamente todos os planos que as ambas as empresas tinham relativamente à produção nos processos de 7nm, 5nm e 3nm. O que claro está, tem impacto no planeamento da TSMC a médio/longo prazo, visto que existem novas fábricas em construção, que se calhar não precisariam de existir, ou pelo menos não precisariam de ter tanta capacidade de produção.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também