Baterias mais baratas e menos complexas? É possível!

A grande maioria da tecnologia que utilizamos no nosso dia a dia é baseada em baterias lítio recarregáveis, um componente super importante para a nossa vida. No entanto, começa a ser algo cada vez mais difícil de produzir, devido aos materiais que lhe dão vida, também eles cada vez mais difíceis de encontrar na natureza.

Contudo, parece que existe uma alternativa! As baterias de iões de sódio, que não só são baseadas em materiais abundantes, como também são muito mais fáceis de produzir. Por isso, assim que conseguirmos ultrapassar todos os problemas na adaptação dos materiais para conseguir uma performance similar às baterias de lítio… O mercado vai sofrer uma revolução!

Dito isto, parece que tivemos agora uma grande evolução na implementação destes materiais, um autêntico ‘breakthrough’.



Baterias mais baratas e com mais potencial? É possível!

bateria

Portanto, uma equipa de investigadores acabou de conseguir os melhores resultados de sempre com este tipo de baterias, conseguindo chegar à mesma exata capacidade das baterias de lítio convencionais, apesar da performance ainda não ser exatamente a mesma. Ainda assim, para a equipa isto representa um desenvolvimento muito significativo. Especialmente porque a implementação deste tipo de baterias não pode ser exatamente igual.

Sabe porquê?

Ao fim ao cabo, à medida que o mundo começa a fazer a transição para energia renovável, e deixamos para trás os combustíveis fosseis, a capacidade de armazenar energia vai ser ainda mais importante. Afinal de contas, já não vai ser possível armazenar energia na forma de gasóleo, gasolina, óleo ou carvão. Por isso, vamos ter de conseguir armazenar toda a energia que as nossas infra-estruturas conseguirem produzir, de forma a não existir desperdício.

É aqui que entra este novo tipo de bateria de iões de sódio, visto que é fácil e rápida de produzir, sendo extremamente barata. Por isso, vai ser possível criar infra-estruturas com grande potencial de aumento de capacidade ao longo do tempo.

Quais são as diferenças entre as baterias de lítio e sódio?

No imediato, as baterias de iões de lítio têm a vantagem de durarem mais tempo, com uma maior capacidade de retenção de energia elétrica. Tudo devido à forma como o cátodo tem sido produzido até aqui nas novas baterias de sódio, uma solução que por sua vez acabava por criar cristais de sódio inativos, resultando numa anulação da transferência de energia.

Para resolver o problema, os cientistas criaram um novo composto capaz de armazenar mais iões de sódio, resultando numa mistura mais ‘salgada’, mas com melhor interação com o cátodo.

O resultado foi uma bateria que mesmo depois de 1000 ciclos, foi capaz de reter 80% da sua carga total! Algo que já é bem melhor do que aquilo que alguns smartphones modernos oferece.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário