A RTX 3090 é 100% mais rápida que a RTX 2080 Ti? Sim e não!

O ‘leak’ de ontem dos slides de apresentação da NVIDIA refere-se a dados com o Ray Tracing e DLSS ligados, ou seja, é uma performance que a muito se deve aos núcleos RT. (Link aqui)

Dito isto, lá pela RTX 3090 ser muito melhor no Ray-Tracing… Isto não significa que a nova placa topo de gama da NVIDIA irá ser 100% superior à atual rainha do mercado em todas as situações!



rtx 3090 mais rápida

Portanto, como deve saber, um GPU Turing (RTX 20) está dividido em vários tipos de processadores, como os núcleos Tensor para IA, núcleos RT para Ray Tracing e finalmente os núcleos CUDA para processamento gráfico. E claro, os GPUs Ampere (RTX 30) deverão ter uma constituição muito semelhante.

Dito isto, enquanto os núcleos CUDA já são velhos conhecidos, os núcleos RT e núcleos Tensor que tivemos a oportunidade de ver nas RTX 2000 são basicamente os primeiros passos da NVIDIA no mundo do IA e Ray Tracing!

E como tal, vamos agora ver um estrondoso aumento de performance com a chegada das novas placas! Sabe porquê?

Porque vamos ver a segunda geração destes mesmos núcleos de processamento. Aliás, vários ‘leaks’ apontam para a implementação de um coprocessador, que irá ter a única missão de ajudar o GPU no processamento dos cálculos Ray-Tracing.

Em suma, é completamente normal e até esperado que as novas placas NVIDIA Ampere (RTX 30) tragam uma performance Ray-Tracing muito superior ao que conhecemos das RTX 20 e RTX 20 Super. No entanto, não espere o mesmo aumento no que mais importa, a performance gráfica. (Performance esperada: RTX 3070 = 2080 Ti / RTX 3080 = 25% superior à RTX 2080 Ti / RTX 3090 = 50% superior à RTX 2080 Ti)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

2 COMENTÁRIOS

Leia também