A PlayStation 4 tem uma placa gráfica equivalente à…

Apesar de todas as similaridades entre as consolas modernas e o PC, a verdade é que a placa gráfica de uma consola não é igual a nada daquilo que possamos encontrar no mercado para um PC Desktop.

No entanto, caso não saiba, o CPU e GPU da Sony PlayStation 4 também foi desenvolvido num esforço conjunto com a AMD, tal e qual como a Sony PlayStation 5 e Xbox Series S/X. E como tal, da mesma forma que o GPU das consolas de nova geração é baseado na arquitetura RDNA 2, o GPU da PS4 também tem várias similaridades com placas gráficas imensamente populares do mundo dos PCs.



A PlayStation 4 tem uma placa gráfica equivalente à…

A PlayStation 4 tem uma

Portanto, não existe nada exatamente igual, mas a Sony trabalhou de perto com a AMD para produzir um APU único. Algo que contivesse uma versão ‘custom’ da Radeon 7970M!

Uma placa gráfica que já era uma versão um pouco diferente da placa Radeon HD 7970 originalmente lançada durante o ano de 2011. Ou seja, a PlayStation 4, consola que deixou de ser ‘atual’ no mês passado e chegou ao mercado em 2013, já tinha uma placa gráfica bem antiga.

Entretanto, em relação à placa gráfica propriamente dita, a 7970M era 125MHz mais lenta, tinha 12 núcleos GCN a menos, metade dos processadores stream, bem como significativamente menos unidades de textura e ROPs. Curiosamente, o GPU da PS4 baixou ainda mais a frequência (-50MHz)! Retirou mais 2 núcleos GCN, e ainda levou outros toque que acabaram por afetar a performance. (Memória partilhada entre o CPU e GPU)

Em suma, enquanto a placa gráfica HD 7970 oferecia 3.79 TFLOPs de poder computacional. A 7970M baixou isto para os 2.17 TFLOPs, e finalmente, o GPU da PS4 baixou este número para os 1.76 TFLOPs… O que mete a placa gráfica mais ou menos ao nível da Radeon HD 7850, que na altura custava ~250€.

Curiosamente, o APU da PS4 conta ainda com dois processadores quad-core ‘Jaguar. O que mete este SoC mais ou menos ao nível dos raros Athlon AM1.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub