A placa gráfica AMD Radeon VII chegou ao fim de vida ou não?


Por em

A AMD lançou muito recentemente os processadores Ryzen 3000 e as placas gráficas Radeon RX 5700. Enquanto os primeiros estão a gozar de um enorme sucesso, as novas placas têm uma luta bastante mais complicada pela frente, marcando a primeira vez que a AMD conseguiu ‘brincar’ um pouco com a NVIDIA nos últimos 6/7 anos.



No entanto, o que é realmente curioso no meio disto tudo, é o facto de quase todos terem esquecido a primeira placa gráfica de 7nm que a AMD lançou para o mercado de consumo, a Radeon VII.

A AMD chegou à conclusão que o custo e tempo de produção da Radeon VII é demasiado alto, em comparação às mais recentes ‘Navi’ RX 5700

AMD Radeon RX

Ao fim ao cabo, as Radeon VII nunca foram uma grande aposta da AMD… Ainda se lembra da escassez de stock após o lançamento? Foi quase como uma chamada de atenção da empresa, para dizer que ainda se encontrava viva neste mercado.

Portanto, com a chegada das novas ‘Navi’, começaram a circular alguns rumores, que a Radeon VII que chegou ao mercado há cerca de 6 meses, já estava de saída!

Foi o reputado site Francês ‘Cowcatland’ que afirmou por mais que uma vez, que a placa gráfica Radeon VII tinha chegado ao fim do seu ciclo de vida. (EOL -> End of Life Status). O que sinceramente até faz algum sentido, quando temos em conta o custo de produção, e racio de performance/preço das novas e ‘velhinha’ placa.

Contudo, estas afirmações foram negadas mais que uma vez, por vários especialistas… Isto, enquanto a AMD ficava em silêncio, nem confirmando, nem negando nada.

Há algumas semanas, o site Tom’s Hardware tentou tirar as teimas, ao contactar diretamente a AMD. Obtendo a seguinte resposta:

“A Radeon VII vai continuar a ir de encontra à procura no futuro próximo, oferecendo performance excecional em gaming 4K e na criação de conteúdo. Pode encontrar uma placa gráfica Radeon VII em AMD.com.”

Mas… Matt Bach da Puget Systems, acabou por confirmar a ‘morte’ da Radeon VII junto de um dos representantes da empresa. Aliás, Matt nem sequer meteu a placa nos seus últimos testes benchmark, dizendo que o produto tinha sido mesmo retirado do mercado.

Então… A Radeon VII ainda está no mercado ou não?

Temos muitas informações contraditórias. Mas na minha mais honesta opinião, acho provável que a AMD tenha cancelado a produção de novas placas. Enquanto tenta vender o stock ainda em armazém. Ao mesmo tempo que aposta tudo na nova gama de placas Navi de 7nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.