A NVIDIA vai começar o ‘enterro’ do SLI em Janeiro de 2021

As soluções ‘Multi-GPU’ como o SLI e o Crossfire sempre foram um bocadinho mais focadas nos entusiastas, ou seja, os utilizadores que querem o melhor do melhor, e que por isso mesmo, não se importam de gastar dinheiro a sério para ter um acréscimo de performance. (Por muito pequeno que este seja)

Ao fim ao cabo, ter duas placas gráficas iguais nunca significou ter o dobro da performance. Tudo devido às limitações físicas de ambas as soluções, bem como o suporte de cada fabricante nos drivers, e por fim, falta de suporte dos estúdios que verdadeiramente nunca acharam muita piada ao SLI da NVIDIA e Crossfire da AMD.

Por isso, nos últimos anos temos visto uma clara desaceleração das fabricantes neste esforço. Afinal, a AMD desistiu do Crossfire nas suas placas Navi lançadas em 2019, e agora, parece que é a vez de a NVIDIA também desistir do SLI! É que caso não saiba, apenas a mais apetrechada RTX 3090 tem suporte à tecnologia, e pelos vistos, o seu foco nem é o gaming.

A NVIDIA vai começar o ‘enterro’ do SLI em Janeiro de 2021

aorus oled, rtx 30, gigabyte

Portanto, apenas a placa gráfica topo de gama da série RTX 30 traz suporte à funcionalidade. E pelos vistos, é algo que apenas irá funcionar através das APIs DirectX 12 e Vulkan, ou seja, os jogos têm de trazer suporte à tecnologia, caso contrário… Nada feito!

Por isso, a NVIDIA anunciou agora que irá deixar de adicionar perfis SLI às suas drivers a partir do dia 1 de Janeiro de 2021. Assim, a partir de agora, para haver sucesso à tecnologia, os jogos terão de incluir suporte nativo.

Entretanto, temos alguns jogos com este suporte já no mercado! Como Shadow of the Tomb Raider, Civilization VI, Sniper Elite 4, Gears of War 4, Red Dead Redemption 2, etc… Mas para dizer a verdade, isto não é mais que o anúncio da morte do SLI.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy Tab A8 2021: o novo tablet foi totalmente revelado!

O mercado dos tablets andava moribundo. No entanto, dois fabricantes escaparam a isto. A Apple e a Samsung. Agora as coisas estão a melhorar,...

Jogador muito conhecido da Premier League reclama de FIFA 22!

Tal como normalmente acontece todos os anos, o mundo viu as escolhas da EA relativamente aos Overalls dos jogadores em FIFA 22. O que...

Galaxy S22 choca a Internet com o tamanho! Vai resultar?

O Galaxy S22 vai chegar dentro de alguns meses e como tal os leaks não param de chegar à Internet, inclusivamente a falar do...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!