A Intel vai chegar facilmente aos 5.0GHz com os novos Core 11000!

Como deve saber, os muitos problemas do processo de produção de 10nm da Intel causaram o adiamento de muita coisinha boa, onde temos de incluir o lançamento de arquiteturas completamente novas para o mundo dos processadores desktop. Ou seja, andamos a levar com a arquitetura Skylake desde 2015, o que já não tem grande piada em 2020…

Dito isto, como os 10nm parecem estar mais do que mortos para o mercado de PCs desktop, e os 7nm parecem começar a apresentar muitas das mesmas fragilidades. Parece que a Intel optou por pegar numa das arquitecturas pensadas originalmente para os 10nm, adaptando-a aos atuais 14nm! Estamos a falar da próxima geração de processadores Core 11000 (Rocket Lake-S), que além da arquitetura completamente nova (Willow Cove), vai ainda contar com suporte ao standard PCIe 4.0, bem como gráficos integrados Xe.



A Intel vai chegar facilmente aos 5.0GHz com os novos Core 11000!

10900k, intel, i9

Portanto, apesar do gozo que existe na indústria relativamente ao uso do processo de 14nm, a verdade é que a coisa continua a ser o processo ‘go to‘ da Intel, devido ao seu potencial para alcançar frequências extremamente altas. Afinal de contas, tudo indica que a nova geração de processadores seja capaz de fazer ‘boost’ até aos 5GHz sem grandes dificuldades.

Usar um processo durante anos a fio tem as suas desvantagens, mas também resulta num processo super maduro capaz de chegar a frequências simplesmente brutais. Assim, vai ser possível lançar uma arquitetura completamente nova, chegando imediatamente a frequências capazes de oferecer muito sumo aos utilizadores. (No entanto, isto vai ter um impacto significativo no consumo de energia)

Entretanto, é esperado que estes novos processadores tenham suporte nas actuais motherboards Intel 400, visto que alguns modelos até já trazem suporte ao standard PCIe 4.0. E claro, que também sejam lançadas novas motherboards para a série 500.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Google Maps: atenção navegação por voz parece assombrada!

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. Funciona muito bem e vai ficar ainda melhor graças a muitas novidades que...

Samsung “apanhada” nos SSDs? Resposta? Baixa de preços!

Com a disseminação do armazenamento PCIe 4.0, na forma de muitos (e bons) SSDs NVMe, os antigos mas ainda muito rápidos e fiáveis SSDs...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!