A Intel ainda está nos 14nm? É que a TSMC já apostou nos 3nm

Enquanto a Intel continua a lidar com vários tipos de dificuldades nas suas linhas de produção, a TSMC parece estar realmente empenhada em continuar com o pé no acelerador.

Afinal de contas, tudo indica que a maior fabricante de semicondutores do mundo irá começar a produção em massa do processo de 3nm já na segunda metade de 2022! Será que nesta altura a Intel já colecionou mais alguns ‘+’ ao seu processo de 14nm?



A Intel ainda está nos 14nm? É que a TSMC já apostou nos 3nm

tsmc 3nm

Portanto, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufactoring Company) aproveitou o simpósio tecnológico desta semana para falar um pouco sobre o seu novo processo de produção de 3nm.

Sim, ainda faltam alguns meses até os 3nm começarem realmente a ‘bombar’, e até que cheguem os primeiros produtos baseados neste processo. No entanto, os esforços da TSMC indicam que o planeamento está a ser seguido à risca, e que está tudo pronto para continuar o domínio do mercado nos próximos anos.

Entretanto, é esperado que o processo de 3nm traga para cima da mesa um aumento de performance na ordem dos 10~15%, ao mesmo tempo que irá também aumentar a eficiência energética em 25~30%. (Isto em comparação ao processo de 5nm). Além de tudo isto, é esperado uma melhoria de 1.7x na densidade lógica.

A produção irá começar em 2021 (Risk Production), com a produção em massa a começar algures na segunda metade de 2022. O que claro está, poderá significar que a Apple irá ter um iPhone 14 baseado num SoC de 3nm já em 2022.

Por enquanto, o processo de 5nm vai-se estrear no mercado através dos novos iPhone 12. E mais tarde, irá também ser a base dos novos Huawei Mate 40.

Curiosamente, antes dos 3nm, parece que a TSMC já tem uma melhoria aos 5nm, bem como um processo de 4nm pronto para o mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também