(Especial) Será que a Huawei vai sobreviver num mundo sem Google?


Por em

Será que a Huawei vai sobreviver num mundo sem Google? A curto prazo não! Mas a médio/longo prazo? Tenho a certeza que sim! – Aliás, é provável que a Huawei passe de prezada aliada da gigante Google, para ser uma gigantesca dor de cabeça num futuro bem próximo. É que apesar da muita informação contraditória sobre este assunto, é óbvio que a Huawei tem estado a desenvolver o seu próprio sistema operativo, e na verdade, não o está a fazer sozinha, ao permitir a entrada de várias rivais Chinesas no projeto (Xiaomi, Oppo, Vivo, etc…).

E claro está, se por ventura estas gigantes dos smartphones se unem, e saem do Universo Google de uma só vez, é bem provável que o mundo dos telemóveis mude bastante nos próximos tempos. O que na verdade, nem me parece ser uma má ideia para o consumidor final. Ao fim ao cabo, estamos a viver num duopólio Apple/Google há demasiado tempo, quero ver concorrência para as coisas começarem novamente a evoluir forte e feio. Mas vamos voltar à questão Huawei…

(Especial) Será que a Huawei vai sobreviver num mundo sem Google?

Huawei Mate

Muito resumidamente, a Huawei não vai desistir sem lutar! (Tem provado isto nos últimos meses)

Aliás, na minha opinião, o pior bocado já passou para a fabricante, depois de toda a incerteza que o lançamento do Mate 30 Pro teve, chegando atrasado a muitos mercados Europeus. Ao fim ao cabo, mesmo sem Google, este smartphone foi sem dúvida alguma um dos melhores aparelhos que tive o prazer de utilizar em 2019 e 2020. (E isto é dizer muito, quando testei S10+, Note 10+, ROG Phone 2, P30 Pro, entre outros…)



Dito tudo isto, já tive esta conversa com o Bruno Fonseca e Silvio José da Leak várias vezes, por isso, já tive oportunidade de pensar neste assunto muito muito tempo. Mas a conclusão é sempre a mesma. Sim… A Huawei vai sofrer… Mas no fim, acho que quem se vai ‘lixar’ é mesmo a Google e Donald Trump.

Será que outra qualquer fabricante de smartphones teria sobrevivido ao mesmo ataque a Huawei levou durante meses a fio? Não me parece…

Aliás, acho que nem as chinesas Xiaomi ou Oppo conseguiriam aguentar toda esta ‘porrada’ dos últimos tempos. Uma prova irrefutável da resiliência da Huawei. Mas antes de mais nada, acho que estes são os pontos a ter em conta:

A Huawei tem recursos suficientes para criar a sua própria plataforma e aplicações chave?

  • Sem dúvida que sim! A empresa percebeu imediatamente que ia passar dificuldades (apesar de vários erros crassos que já apontei noutros artigos), e por isso, avançou logo com muitos milhões para criar o seu próprio ecossistema.

A Huawei e China têm programadores suficientes (de qualidade) para criar uma alternativa à Play Store?

  • Mais uma vez, sem dúvida que sim! Aliás, se a Huawei for inteligente, irá dar uma percentagem maior aos ‘developers’ de fora, para os chamar para o seu domínio. Pode demorar algum tempo, mas os serviços e aplicações da Huawei vão crescer muito nos próximos tempos.

Quando Trump desaparecer, a Huawei vai estar mais forte? (Ou mesmo com Trump ainda no poder)

  • Se a Huawei não cometer erros na sua própria plataforma, especialmente no campo da segurança e dados privados. A empresa vai manter ou tornar a sua posição ainda mais forte.

Em suma, este ataque sem precedentes de Donald Trump pode muito bem a ser um tiro no próprio pé.

Aliás, pode ser um tiro no pé de Trump, ao mesmo tempo que a pistola salta e dá um novo tiro no pé da Google. Afinal, se por acaso os serviços da Huawei (HMS) começam a ganhar alguma tração no mercado, e a fabricante consegue uma versão do Android rápida e com funcionalidades suficientes para agradar à grande maioria dos consumidores… Tudo isto aliado ao espectacular design que a marca continua a meter nos seus smartphones (olhar para o Mate 30 Pro!), então, prevejo problemas sérios no mundo Google.

Sim, a Huawei vai continuar a apostar no Android (AOSP), visto ser uma plataforma Open Source, que qualquer um pode pegar e fazer o seu próprio sistema operativo. O único problema aqui são os serviços da Google. Mas caso a Huawei consiga criar a sua própria plataforma, similar ou melhor que a da própria Google, as coisas vão dar uma volta séria. Dito tudo isto, espero que isto aconteça rapidamente, quero um choque sério no mundo dos smartphones para abanar o mercado e fazer regressar a tão necessária inovação e rivalidade.

Curiosamente, se a Huawei tiver sucesso nesta aventura, e começar a fazer dinheiro a sério com o seu próprio Ecossistema. Aposto aqui o que quiserem, em como também vamos ver a Samsung a explorar novas oportunidades. Afinal de contas, no passado, a gigante Sul Coreana já planeou abandonar o Universo Google para apostar no SO Tizen. Ou seja, se a Google pensa que a Samsung vai ser o seu principal cavalo de corrida neste mundo, é provável que o cavalo fuja muito rapidamente para criar o seu próprio estábulo.


(Especial) Será que a Huawei vai sobreviver num mundo sem Google? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

GTA VI vai ser anunciado ainda esta semana? Tudo leva a querer que sim!

(COVID-19) Já é possível utilizar sangue de pacientes recuperados!

Seguinte