Utilizar uma capa para proteger o seu telemóvel é a coisa mais natural do mundo. Afinal de contas são equipamentos caros e existe necessidade de os proteger de amolgadelas, riscos e quedas acidentais. No entanto em alguns casos esta proteção parece chegar com um preço: a interferência com o sinal. Mas será mesmo assim? A capa do seu telemóvel afeta a rede móvel e o Wi-Fi?
A capa do seu telemóvel afeta a rede móvel e o Wi-Fi?
Mesmo que tenha tido problemas em ligar-se a uma rede Wi-Fi ou em captar um sinal de telemóvel, provavelmente não atribui imediatamente a culpa à capa do seu telemóvel. E até está correto. As capas de telemóvel geralmente não têm qualquer efeito na capacidade do seu telemóvel para se ligar a redes Wi-Fi ou móveis. No entanto, existem algumas excepções, que têm muito a ver com o material utilizado para fabricar a capa e o seu design. Se suspeitar que a capa do seu telemóvel interfere com o sinal, tente removê-la para ver se a ligação melhora. Se isso acontecer, a sua capa pode mesmo ser a culpada.
Quando o seu telemóvel está bem guardado dentro da capa, sabe que tem uma camada extra de proteção contra quedas, riscos e tudo o mais que lhe possa acontecer durante o dia. Embora essa camada extra seja óptima para manter o seu telemóvel seguro, em alguns casos, pode interferir com o seu sinal.
Materiais condutores e não condutores
Os fabricantes utilizam dois tipos de materiais para fazer capas para telemóveis: não condutores e condutores. O plástico, o silicone e a pele são materiais não condutores e, geralmente, não interferem com a receção Wi-Fi ou celular do seu telemóvel.
No entanto, se a capa do seu telemóvel for feita de materiais condutores, como alumínio ou titânio, pode ter problemas. Embora as capas feitas de metal possam fornecer uma proteção resistente para o seu telemóvel, uma vez que são condutoras, podem perturbar a receção do sinal, resultando em ligações móveis, Wi-Fi e Bluetooth mais fracas. Em alguns casos, estes materiais podem bloquear completamente os sinais. Isto acontece porque estes materiais actuam como uma barreira, dificultando o acesso das ondas de rádio à antena do seu telemóvel, o que pode reduzir a intensidade do sinal.
Não são só os materiais
Embora as capas feitas de materiais condutores possam causar estragos nos sinais do seu telemóvel, o design da própria capa também pode causar problemas. Tal como os materiais condutores podem impedir que as ondas de rádio cheguem ao seu telemóvel, uma capa mal concebida (mesmo que seja feita de materiais não condutores) pode interferir com o sinal do seu telemóvel ao cobrir ou obstruir a sua antena.
Se precisar de comprar uma capa robusta para maior durabilidade, o material espesso não deve afetar o seu sinal Wi-Fi ou rede móvel. Isto desde que seja feito de material não condutor. No entanto, para obter a melhor receção, a sua melhor aposta é comprar uma capa de telemóvel com um design fino. Ao escolher uma capa para telemóvel, lembre-se de que o seu telemóvel depende de antenas para enviar e receber sinais das torres, utilizando ondas de rádio para o manter ligado. Se algo se atravessar no caminho, pode enfraquecer ou mesmo bloquear a sua ligação.
É por isso que o design da linha de antena é tão importante. Uma linha de antena é uma pequena abertura que deixa passar as ondas de rádio através do chassis do seu telemóvel, ajudando-o a manter um sinal forte. Se está decidido a comprar uma capa de metal para o telemóvel, certifique-se de que o seu design inclui linhas de antena. Estas linhas de plástico na capa do telemóvel ajudam a evitar a queda de chamadas, velocidades de dados mais lentas e ligações Wi-Fi fracas quando a capa é feita de um material condutor como o metal.