Inicio Especiais A aplicação FaceApp voltou a ficar viral! Mas é um perigo...

A aplicação FaceApp voltou a ficar viral! Mas é um perigo…

Se por acaso for ao Facebook ou Instagram, é bem provável que vá ver amigos ou amigas ‘mascarados’ com uma cara do sexo oposto! Não, ninguém andou a fazer promoções em operações de mudança de sexo, é tudo devido ao facto da aplicaçao FaceApp ter voltado à ribalta nas últimas semanas.

No entanto, apesar de tudo isto ser muito engraçado, tenho algumas reticências em relação a esta app.

A aplicação FaceApp voltou a ficar viral! Mas é um perigo…

Aplicação faceapp voltou

Portanto, caso não saiba, a app FaceApp chegou originalmente ao mercado em 2017, impressionando tudo e todos com as suas capacidades de envelhecimento. Claro que não foi nem de perto nem de longe a primeira aplicação a tentar um efeito destes, mas o resultado final não sõ parecia bem mais detalhado em relação às restantes apps, como às vezes até chegava a ser assustador, tais eram as semelhanças com outros membros da família mais velhos. (No meu caso, com o filtro de envelhecimento, fiquei igualzinho ao meu irmão mais velho!)

Dito isto, esta eficiência e exatidão nos detalhes levantou logo alguns ‘red flags’ às firmas de segurança na web. Afinal de contas, estamos a fazer upload das nossas fotos para um sistema que irá correr um algoritmo IA para criar o efeito final. Ou seja, estamos a alimentar uma máquina de aprendizagem máquina de terceiros, com as nossas próprias caras! Contudo, as pessoas continuam a usar a aplicação sem qualquer problema…

Assim, voltando à app, durante quase 3 anos, a app continuou a fazer sucessos nas redes sociais. Se bem que de uma forma um pouco mais amena. Até agora! É que em 2020, a FaceApp voltou a rebentar com um novo filtro que muda o ‘sexo’ do utilizador, e que mais uma vez, apresenta uma imagem super detalhada! (E mais uma vez assustadora!)

Similarmente a 2017, não é a primeira vez que vemos uma aplicação a fazer algo deste tipo. No entanto, é a primeira vez que vemos algo baseado em IA.

Estamos a falar de uma App que pode muito bem ser usada para perfis falsos, tal é o poder do algoritmo. Ainda assim, o que é realmente assustador no meio de tudo isto é a política de privacidade da empresa. Ora leia:

“Não utilizamos as fotografias que nos fornece para qualquer outra razão senão oferecer o resultado final com o efeito implementado. Os vídeos sao editados localmente no aparelho, por isso, não recebemos os vídeos quando usa a aplicação, além disso, não recolhemos ou utilizamos a informação do conteúdo.”

Até aqui tudo bem não é? Sim, o problema é que esta é a parte a negrito! Que obviamente, é a única parte que a grande maioria dos utilizadores irão ler. Mas há mais… E ai é que vai perceber o que realmente está a ser recolhido e utilizado.

Se por acaso quiser retirar as fotos da base de dados da empresa, vai ter de ir às definições da App, ir a Suporte e abrir um ticket com a palavra ‘Privacy’. Esta é a única maneira de remover as fotos que enviou para o FaceApp.

Dito tudo isto, até o FBI já veio a público comentar a situação, dizendo para os utilizadores terem cuidado com o FaceApp:

  • “Qualquer aplicação ou produto desenvolvido na Russia como o FaceApp, poderá ser uma potencial ameaça.”

Entretanto, claro que tudo isto pode ser um exagero. E o FaceApp ser apenas uma aplicação para a brincadeira… No entanto, também pode não ser só uma brincadeira! Ou seja, estar a alimentar um algoritmo de reconhecimento facial baseado em IA que já é aparentemente poderosíssimo, pode não ser a melhor ideia do mundo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Apple Watch SE não tem o modo always on. Adivinha porquê?

Os novos Apple Watch já foram apresentados ao mundo. Na prática, ficámos a conhecer uma versão mais completa e outra mais modesta. Dito isto,...

Microsoft Surface Duo é o smartphone dobrável mais resistente!

Depois de tudo o que se passou com os Windows Phone, a Microsoft decidiu voltar ao mundo dos smartphones com o Surface Duo. De...

(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

Como deve saber, a Microsoft já revelou a grande maioria das suas armas para a guerra de consolas de nova geração que se avizinha....

Windows 10: já pode instalar o update de outubro mas vale a pena?

A Microsoft revelou que o update de Outubro de 2020 do Windows 10 está pronto para o público. Mas antes de o disponibilizar e...