Intel já começou a desenvolver placas gráficas

No ano passado a industria de placas gráficas teve um grande safanão. Não só a Intel anunciou uma colaboração com a AMD, como também contratou o chefe do departamento gráfico da AMD, Raja Koduri.

O antigo chefe da AMD Radeon(Departamento gráfico da AMD), Raja Koduri vai ser o líder da Intel nesta missão de levar a gigante dos processadores ao mercado das placas gráficas dedicadas.

O que é engraçado, porque desde que foi anunciada a sua contratação pela parte da Intel, não saiu mais nada a público, até agora, que alguns detalhes dos protótipos chegaram à Internet.

Recentemente a Intel esteve na ISSCC(Internacional Solid-State Circuits Conference) na Califórnia, e foi lá que apresentou um trabalho de pesquisa com prova de conceito para a sua investida no mercado gráfico.

Agora algumas imagens mostradas nessa conferência chegaram à Internet, que retratam uma versão discreta baseada na nona geração de iGPUs da Intel produzida no processado de fabrico de 14nm com 1.5 mil milhões de transistores.


  • iGPU – Processador gráfico integrado no processador

Claro que isto não é um produto final, como já foi confirmado pela Intel, mas é interessante ver como a Intel está a usar a sua própria arquitectura como prova de conceito para mostrar diferentes técnicas para melhorar o consumo energético e performance.

Intel Intel

O GPU apresentado contêm dois chips, o primeiro com o GPU principal e um controlador de memória(“System Agent”), enquanto que os segundo contêm um FPGA que gere a ponte PCI e interface de barramento.

Como esta apresentação teve o foco na apresentação de técnicos de circuitos, as imagens não incluem informação como VRAM, Processadores Stream ou Unidades de Computação.

Ainda é muito cedo para a empresa lançar o que quer que seja, mas é bom saber que o trabalho já começou, porque se há algo que faz falta, é concorrência neste mercado.

E vocês, o que acham disto ? Prontos para comprar uma placa gráfica Intel ? Para minar não vale !

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.