Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo.

Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido.

Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso.

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio.

Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o posto da BP está… Inundado. Sim, inundado.

Dito tudo isto, deixei no posto de 50kW e fui treinar. Completamente descansado da minha vida. Mas, quando voltei, o posto tinha ido abaixo. Carregou qualquer coisa como 20% da bateria. Paciência, correu mal.

Decidi que ia carregar mais tarde quando fosse para a A1, a caminho do Norte, mais concretamente no caminho entre Salvaterra e Santarém, porque todos nós sabemos como está a zona de Leiria e Pombal.

O que aconteceu em Santarém?

Dos 5 postos rápidos existentes, apenas 2 funcionavam, e claro, estavam ocupados. Decidi assim entrar na A1, e tentar carregar na área de serviço de Santarém. Apenas um posto disponível, porém incapaz de identificar o cartão do meu contrato de carregamento, ou de aceitar pagamentos contactless. Tive de iniciar o carregamento pela app, isto numa altura em que a rede móvel é algo raro devido às depressões que se fizeram sentir.

Foi complicado, mas consegui. Foi até aos 83% até o posto também berrar. Sim, este também parou o carregamento só porque sim.

Decidi continuar o meu caminho para carregar onde conseguisse. Parei em mais 4 postos, mas nenhum deles deu.

Sim… Eu entendo que as coisas não estão fáceis em Portugal, e que devido ao facto de vários postos estarem sem energia, os condutores estão obviamente a encher os postos que ainda funcionam, o que torna tudo ainda mais caótico.

Mas a experiência é de facto muito má. É sempre muito má. Postos que não funcionam. Cabos roubados. Postos que funcionam, mas funcionam mal. Carregamentos que são interrompidos do nada.

Enfim…  Se queres um carro elétrico, por amor de deus, vai por esse caminho apenas e só se conseguires carregar em casa, ou no mínimo no emprego.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também