Se tens uma consola ou um PC, sabes bem qual é um dos maiores problemas atuais. Espaço. Os jogos estão cada vez maiores, os ficheiros não param de crescer e apagar coisas para instalar algo novo já faz parte da rotina.
A solução é óbvia, e até há bem pouco tempo, era acessível. Comprar um SSD grande. Mas até isso começa a ser um luxo.
Ter um SSD é quase obrigatório. Mas… Grandes? Vai ficar complicado.

O mercado de memória está novamente em stress. Os preços da DRAM continuam a subir, com aumentos que já apontam para cerca de 50% só no início de 2026. Mas, não é só a memória RAM que sofre.
Primeiro, isto afeta diretamente os SSDs, porque estes discos não vivem apenas de chips NAND Flash. Precisam de DRAM para desempenho, cache e estabilidade. Mas, a realidade é que a procura por armazenamento também está a aumentar a um ritmo absurdo.
Por isso, o SSD sofre logo por duas frentes.
Resultado?
Os SSDs de grande capacidade, especialmente os de 4TB e 8TB, estão a desaparecer lentamente ou a ficar proibitivos.
Ou seja, ainda há pouco tempo, um SSD de 8 TB podia ser encontrado perto dos 550 euros em campanhas pontuais. Hoje, o mesmo modelo já ultrapassa facilmente os 900 euros. E a tendência não é inverter… É aumentar ainda mais.
Isto não melhora em 2026. Nem em 2027
Se precisas de espaço, especialmente acima dos 2 TB, o tempo não está do teu lado. Mais vale comprar agora, do que depois andar à rasca.
É o que temos!

