Já te aconteceu sentares-te no sofá para ver um clássico de cinema ou uma série de alta produção na tua TV nova e sentires que algo está… errado? A imagem parece demasiado fluida, quase como se fosse uma novela gravada com uma câmara de vídeo caseira, ou os atores parecem mover-se a uma velocidade “não natural”? Não estás a imaginar coisas. E não, a tua TV não está estragada. Assim estás a sofrer do “Efeito Novela” (ou Soap Opera Effect), e a culpa é de uma definição que vem ativada por defeito em quase todas as televisões modernas.
O culpado: “Motion Smoothing” na tua TV nova
As fabricantes de TVs (Samsung, LG, Sony, etc.) querem vender números. Querem dizer que a TV tem “painéis rápidos” e “movimento fluído”. Para isso, usam uma tecnologia chamada Interpolação de Movimento (Motion Smoothing).
A maioria dos filmes e séries é gravada a 24 fotogramas por segundo (fps). É esta velocidade que dá aquele aspeto “cinematográfico” a que o nosso cérebro está habituado há décadas. No entanto, a tua TV moderna funciona a 60Hz ou 120Hz. O que é que a TV faz? Entretanto o processador “inventa” fotogramas falsos e insere-os entre os fotogramas reais para suavizar o movimento.
O resultado: Em vez de veres o filme como o realizador o gravou, estás a ver uma versão artificialmente hiper-realista. Para desporto (futebol, ténis), isto é ótimo porque queres ver a bola com nitidez. Mas para cinema? É um desastre. Faz com que o Gladiador pareça uma peça de teatro escolar e tira a “magia” da produção.
Até atores como Tom Cruise e realizadores como Christopher Nolan já fizeram campanhas públicas a pedir às pessoas para desligarem isto.
Como resolver (e recuperar a magia do cinema)
A boa notícia é que resolver isto demora 30 segundos e é grátis. Assim o nome da definição muda conforme a marca da TV, mas deves procurar algo nas definições de Imagem > Claridade ou Movimento.
Samsung: Procura por “Auto Motion Plus” ou “Picture Clarity Settings”. Desliga ou reduz para o mínimo.
LG: Procura por “TruMotion”. Define para “Desligado” ou “Cinematográfico”.
Sony: Procura por “Motionflow”. Escolhe “True Cinema” ou desliga.
Hisense/TCL: Procura por “Motion Enhancement” ou “Action Smoothing”.
A Solução “Mágica”: Filmmaker Mode
Se não te queres chatear a procurar menus escondidos, vê se o teu comando ou as definições de imagem têm um modo chamado “Filmmaker Mode” (Modo Cineasta).
Este modo foi criado pela indústria do cinema precisamente para combater este problema. Ao ativá-lo, a TV desliga automaticamente todo o processamento desnecessário, remove o alisamento de movimento e ajusta as cores e o contraste para serem fiéis à visão original do realizador.
