Um C-SUV elétrico com tecnologia a sério e preço que começa a fazer sentido?
Durante anos falou-se em democratizar o carro elétrico, mas a verdade é que essa promessa raramente saiu do papel.
Sim, de vez em quando aparece um ou outro carro interessante, como foi o caso do Renault 5. Mas, o normal é ver preços elevados, equipamentos cortados e versões base pouco apelativas, o que acaba por fazer com que muitos modelos elétricos fiquem difíceis de justificar fora do segmento premium.
Pois bem, o Leapmotor B10 quer mudar esse cenário!
O novo C-SUV 100% elétrico da Leapmotor acaba de chegar a Portugal com um posicionamento muito interessante.
Afinal de contas, temos tecnologia moderna, espaço de segmento médio e um preço que, finalmente, começa a soar a “mainstream”. Em Portugal, os valores arrancam nos 29.285 euros, mas temos uma campanha de lançamento para particulares a partir dos 27.600 euros.
E sim, isto já entra numa zona interessante.
Um SUV elétrico pensado para o mercado europeu!
Como deves saber, a Leapmotor está associada à Stellantis. Por isso, o B10 não é apenas um outro modelo importado e adaptado à pressa. Aliás, segundo a marca, este é o primeiro modelo pensado desde o início para ir de encontro aos mercados internacionais, incluindo a Europa.
Para isso, foi testado no circuito de Balocco, em Itália, afinado com apoio da Stellantis e traz decisões práticas que fazem diferença no dia a dia, como a tomada de carregamento colocada no lado direito.
Design simples por fora, mas muito bem resolvido por dentro
Visualmente, o B10 aposta numa linguagem moderna, mas sem grandes exageros. No fundo, é apenas um outro carro. Mas isto não é necessariamente negativo.
Temos linhas suaves, proporções equilibradas e um aspeto jovem que encaixa bem no segmento C.
Entretanto, no interior, o destaque vai diretamente para o ecrã central flutuante de 14.6 polegadas, que domina o tablier e concentra praticamente todas as funções do veículo.
Ah… O espaço é outro ponto forte! Com 4.515 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.735 mm, o B10 oferece uma habitabilidade acima da média do segmento. Assim, há bom espaço para pernas e cabeça atrás, vários compartimentos de arrumação e uma sensação geral de amplitude que costuma ser difícil de encontrar neste patamar de preço.
Tecnologia onde interessa!
O Leapmotor B10 aposta forte na tecnologia, mas fá-lo de forma funcional.
O sistema de infoentretenimento usa o chipset Snapdragon 8155, o que se traduz numa interface rápida, fluida e personalizável. O LEAP OS 4.0 Plus suporta atualizações over-the-air, múltiplas aplicações em simultâneo e controlo remoto através da app da marca.
Dito tudo isto, no campo da segurança, o B10 vem bem servido. São 17 sistemas ADAS, câmaras 360 graus, estrutura em aço de alta resistência e uma afinação de chassis assinada pela Stellantis, com suspensão traseira multi-link e distribuição de peso 50:50.
Importa também sublinhar um ponto relevante. O Leapmotor B10 obteve 5 estrelas Euro NCAP com pontuação máxima, algo que nem todos os elétricos recentes conseguem apresentar.
Desempenho e autonomia?
O motor elétrico debita 218 cv e 240 Nm de binário. Os números não impressionam no papel, mas são mais do que suficientes para um SUV familiar. Não é um carro super dinâmico, nem muito diferente do que já existe no mercado.
Mas, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/ em 8 segundos e uma velocidade máxima de 170 km h. Acaba por ser um carro muito interessante para cidade.
Existem duas opções de bateria.
- Uma de 56.2 kWh com autonomia WLTP até 361 km.
- Outra de 67.1 kWh que promete até 434 km.
Ambas suportam carregamento AC a 11 kW e carregamento rápido DC até 168 kW, permitindo passar dos 30 aos 80% em menos de 20 minutos. Para o uso real, isto é o que interessa.
Versões e preços em Portugal
A gama nacional é simples e bem definida.
Life
Bateria de 56.2 kWh ou 67.1 kWh
Teto panorâmico, jantes de 18 polegadas, câmara 360 graus e pacote ADAS completo
Preço desde 29.285 euros
Design
Bateria de 67.1 kWh
Bancos em couro ECO, iluminação ambiente e bancos dianteiros aquecidos, ventilados e elétricos
Preço desde 32.785 euros
Conclusão: Um sinal para o mercado. A invasão chinesa chegou, e não é nada má!
O Leapmotor B10 não vem reinventar o automóvel elétrico, mas faz algo que começa a ser raro. Junta espaço, tecnologia, segurança e autonomia aceitável a um preço que já não assusta tanto o consumidor médio.
Num mercado onde muitos elétricos continuam inflacionados e com compromissos difíceis de aceitar, este B10 surge como uma alternativa séria para quem procura um SUV elétrico familiar sem entrar no território dos 40 ou 50 mil euros.
Não é perfeito, mas é exatamente este tipo de proposta que o mercado precisa neste momento.
