Um “tic” na autoestrada, um susto, uma linha fina que começa a crescer e… lá se vai o para-brisas. Se não tens a cobertura certa, a conta é para ti: estamos a falar de centenas de euros a voar pela janela. Mas a solução é tão barata que quase te esqueces dela. Chama-se Quebra Isolada de Vidros e, se a tens no teu seguro, resolves este pesadelo em horas, muitas vezes sem pagar um tostão de franquia. É a cobertura do seguro do carro mais esquecida e a que mais te salva o dia (e a carteira)!
O que estás, afinal, a pagar neste seguro do carro?
A Quebra Isolada de Vidros é um extra que vale ouro. Vê o que normalmente cobre e o que pode ficar de fora:
O que normalmente cobre
- Para-brisas, vidros laterais e traseiro: O básico, garantido.
- Atenção aos Extras: Muitas apólices mais recentes já incluem lunas/ópticas (aqueles vidros mais pequenos) e, cada vez mais, os dispendiosos tetos panorâmicos e claraboias. Confirma a tua apólice!
- O Grande Bónus: Na esmagadora maioria dos casos, ativar esta cobertura NÃO te faz perder o bónus/desconto do seguro no ano seguinte. É quase um “sinistro fantasma”.
O que pode ficar de fora
- Espelhos e Faróis: Regra geral, precisam de um extra específico ou só são cobertos se forem parte de um embate mais grave.
- Acessórios: Películas, vinis ou outros acessórios não homologados ou colocados a posteriori não estão no jogo.
- Danos de Acidente: Se o vidro partiu porque tiveste um acidente (embate, capotamento), os danos são enquadrados noutras coberturas (Danos Próprios ou Responsabilidade Civil), não na Quebra Isolada.
Quanto custa?
Não há volta a dar: é uma das coberturas mais baratas do pacote automóvel.
Assim trata-se de um extra anual modesto que, por norma, se paga a si mesmo no primeiro incidente. Pensa nisto como um bilhete de cinema. O para-brisas é um bilhete de teatro.
Atenção: O valor exato varia sempre consoante o teu carro, a tua idade e a seguradora. Pega no telefone e confirma AGORA junto da tua seguradora ou mediador.
Como acionar em 4 passos
Partiu? Não entres em pânico. Resolve isto rapidamente:
- Regista o Dano: Fotografa o dano! Tira uma foto de perto (para mostrar o impacto) e outra de longe (para mostrar o local no carro).
- Contacta a Seguradora: Usa a App ou a linha de telefone. Entretanto pergunta qual é a rede de parceiros (muitas vezes é a Glassdrive ou Carglass, que fazem o serviço no momento).
- Agenda: Eles agendam o serviço. Se for pequeno, tentam reparar (mais rápido). Se for grande, trocam.
- Calibração ADAS (MUITO IMPORTANTE!): Se o teu carro tem câmaras ou sensores atrás do para-brisas (para assistentes de condução como Travagem de Emergência ou Alerta de Faixa), tens de pedir a calibração ADAS após a troca. Se não o fizeres, os teus sistemas de segurança ficam malucos.
Reparar ou trocar?
| Situação | Ação Recomendada | Porquê? |
| Impactos Pequenos (sem rachas longas) | Reparar (com resina) | Mantém o vidro original (melhor qualidade) e é mais rápido. |
| Racha a Crescer ou na Zona de Visão do Condutor | Troca Completa | É obrigatório para a tua segurança e inspeção. |
Dicas “Pró” para não piorares a situação
- Não laves o carro com jato/pressão antes da reparação. Assim a água pode entrar e piorar a racha.
- Entretanto se estiver a chover, protege o local com fita-cola transparente (tipo fita-cola de embrulhos) para evitar a entrada de sujidade.
- Por outro lado, guarda a fatura ou declaração do serviço. É útil para uma venda futura (prova que o vidro foi trocado por um original/homologado).
Atenção a isto
| Pergunta | Resposta Direta |
| Conta como sinistro e aumenta o prémio? | Na maioria, não mexe no teu bónus. Mas, como és uma pessoa séria, confirma nas condições particulares da tua apólice! |
| Posso ir a qualquer oficina? | Podes, mas a rede parceira simplifica a tua vida: menos papelada, zero chatices e, muitas vezes, sem teres de adiantar dinheiro. |
| E se for vandalismo? | Se só partiu o vidro, usa a Quebra Isolada. Se vandalizaram mais (amolgadelas, riscos), entra noutras coberturas (Atos de Vandalismo, se tiveres). |
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